Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 5 de junho de 2020 Hora Certa 01h07

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Veja também

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

05/06/2020 12:46:00

Entrevista: 'Um dos grandes desafios é a valorização de nossas atividades em todas as esferas da sociedade', diz superintendente 9ª RF, Cláudia Thomaz



 

A Unafisco Nacional entrevistou a Auditora Fiscal Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, superintendente regional da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal. Há pouco mais de um mês na função, ela falou, entre outros assuntos, dos projetos que pretende implementar na localidade, abrangida pelos Estados do Paraná e Santa Catarina. Também ressaltou importância da valorização da Classe pela sociedade e sobre o desafio de assumir o cargo durante a pandemia da Covid-19. “O novo normal demanda buscarmos alternativas para motivação dos servidores e adequação na forma de trabalho com foco na eficiência dos processos e na absoluta segurança de todos.”

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

UNAFISCO NACIONAL. A senhora poderia iniciar apresentando um breve currículo?

Superintendente Cláudia Regina. Concurso de 1991. Ingresso na RFB no cargo de Auditor em 1994 na DRF/Foz do Iguaçu. Julgadora na DRJ/Foz do Iguaçu. De 1996 a 2000 atuação na Divisão de Controle Aduaneiro da 9ª RF. 2001 a 2011 assistente técnico no Gabinete da Superintendência da 9ª RF, atuando como assistente de planejamento, assessoria de imprensa, supervisão dos programas de Imposto de Renda PF e PJ e ITR. De 2011 a 2020 – delegada da Alfândega de Curitiba.

UN. Na sua visão, o que foi relevante para que recebesse o convite de assumir a Superintendência? Recebeu algum tipo de recomendação especial para sua gestão?

Cláudia Regina. O convite se deu tendo em vista minha experiência profissional aliada à qualificação técnica necessárias para o cargo. Recomendação intrínseca ao cargo de bem cumprir a Missão Institucional.

UN. Quais desafios acredita que enfrentará na função?

Cláudia Regina. O primeiro desafio foi assumir a 9ª RF em meio a essa crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O novo normal demanda buscarmos alternativas para motivação dos servidores e adequação na forma de trabalho com foco na eficiência dos processos e na absoluta segurança de todos. Os avanços tecnológicos conquistados pela RFB nos últimos anos facilitam a adaptação a esses novos tempos, mas a atenção dada aos servidores com valorização dos bons resultados alcançados deve estar sempre presentes na rotina do gestor.

UN. Quais são os principais projetos que pretende implementar na RF?

Cláudia Regina. Temos muitos projetos a serem implantados em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo secretário da RFB. Aprimoraremos o processo de regionalização em diversas áreas como aduana, gestão do crédito tributário, fiscalização, logística, atendimento e tecnologia. Aperfeiçoamento das atividades de repressão nos portos, aeroportos e fronteira. Aumento da percepção de risco com incremento da presença fiscal.

UN. Em sua opinião, qual é o maior desafio que a Classe enfrenta hoje e como superá-lo?

Cláudia Regina. Neste exato momento o maior desafio é a manutenção das atividades essenciais tendo em vista a pandemia. Mas de uma forma geral um dos grandes desafios é a valorização de nossas atividades em todas as esferas da sociedade.

UN. Como enxerga a relação entre o cargo que assume e as entidades representativas dos Auditores Fiscais?

Cláudia Regina. Relação cordial e complementar, dando sequência a forma que atuamos nos nove anos em que estivemos à frente da Alfândega de Curitiba.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]