Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 17 de outubro de 2018 Hora Certa 12h07

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Veja também

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

17/09/2018 16:54:00

O futuro do cargo de Auditor Fiscal é tema de palestra na Sede da Unafisco em SP


Foto: Bruno Chagas

A Unafisco Nacional promoveu a palestra Cenários Prospectivos: O Futuro do Cargo de Auditor Fiscal, no dia 14 de setembro, em São Paulo/SP, na Sede Social da entidade. A explanação foi realizada pelo Auditor Fiscal Geraldo Antonio Galazzi, que é mestre em Administração pela UnB, especializado em Engenharia da Informação pela Ufes e graduado em Administração pela Facec.

O palestrante apresentou quatro cenários indispensáveis para estabelecer estratégias em prol da valorização da Classe. O primeiro gira em torno das tendências atuais. O segundo se preocupa em mostrar os resultados que surgirão dessas tendências, se nada for alterado. O cenário ideal também é ponderado, mas sabendo que ele dificilmente irá se configurar. Daí a importância do último cenário, que é o de referência. Com base neste é que se levantam as diretrizes para o enfrentamento dos desafios de hoje, projetando todos os desdobramentos possíveis até 2030.

Segundo Galazzi, seja qual for o cenário de referência, o Auditor Fiscal precisa se aproximar da população para consolidar “a imagem da Classe como responsável por atribuições indissociáveis do Estado Democrático de Direito.” Outro movimento fundamental é buscar “mecanismos institucionais que possibilitem a participação formal da Classe nos processos de construção, reformulação e evolução da organização RFB e de sua condução.”

Além disso, Galazzi ressaltou que o elevado grau de instrução dos Auditores Fiscais deve ser proeminente na hora da “adoção de abordagens críticas e proativas em aspectos da tributação e fiscalidade.”

Galazzi ainda afirmou que os Auditores Fiscais são essenciais para o Estado, com todas as responsabilidades e estrutura que esta função requer. Por isso, segundo ele, há potencial para que a Classe obtenha um reconhecimento muito maior diante da sociedade e dos governantes, desde que haja uma firme orientação nesse sentido.

No Conaf do ano passado, essa proposta dos quatro cenários, coordenada por Galazzi, defendendo a aplicação deles para o planejamento da atuação do sindicato até 2030, foi aprovada.

Presenças. Participaram da palestra o primeiro vice-presidente da Unafisco Nacional, Amilton Paulo Lemos, e o diretor de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social da entidade, Ivaldo Helvio Pinto Rêgo, entre outros.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]