Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 22 de novembro de 2019 Hora Certa 08h19

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Veja também

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

17/10/2019 09:00:00

Unafisco participa de lançamento de estudo sobre Reforma Administrativa



A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público lançou o livro Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas, em 15/10, no salão nobre da Câmara dos Deputados.  Servidores, representantes de entidades que fazem parte do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), deputados e o economista Eduardo Moreira acompanharam o lançamento do estudo. O secretário-geral da Unafisco Nacional, Luiz Gonçalves Bomtempo, representou a entidade no evento.

No livro, organizado pelo mestre em Economia, Bráulio Cerqueira, e pelo doutor em Desenvolvimento, José Celso Cardoso,  especialistas apontam equívocos nas bases  da reforma administrativa que têm como foco a redução de despesas às custas do encolhimento do Estado e da precarização do emprego no setor público.  Na obra, os autores utilizam números lastreados em estudos oficiais de instituições sérias e análises técnicas para desmentir os mitos mais frequentes sobre o setor público e a economia, que orientam a Reforma Administrativa em curso.

Segundo os autores, são esses  mitos que tomam conta do noticiário e induzem a opinião pública a ter uma postura de hostilidade contra o funcionalismo público por acreditar que a estabilidade dos servidores é um privilégio e que há um descontrole das despesas com pessoal da União, entre outros. Ao mesmo tempo que apontam os mitos, os especialistas propõem diretrizes para promoção de uma reforma republicana e democrática, voltada para um serviço público mais efetivo e de melhor qualidade. 

O presidente da Frente Parlamentar, Professor Israel (PV/DF), falou na abertura do evento sobre o papel do Estado no desenvolvimento econômico e no combate à desigualdade. Ele também enfatizou a necessidade de lutar contra a desinformação para que possa prevalecer uma narrativa justa e correta neste momento de demonização do serviço público.  “Somente o Estado é capaz de garantir o acesso a bens e serviços às populações mais humildes desse país, nos rincões mais distantes”, afirmou.

O deputado ressaltou ainda que o estudo técnico lançado pela Frente Parlamentar contrapõe pontos  de uma análise lançada, há cerca de uma semana, pelo Banco Mundial que aconselhava o  Brasil a cortar  cargos e salários no funcionalismo público. “Nosso serviço público é guardião da memória e das políticas públicas de Estado, e não pode ser vulnerável aos ventos políticos”, ressaltou.

O economista Eduardo Moreira ratificou o discurso do deputado e completou dizendo que o Brasil é um dos países mais desiguais de todo planeta. Segundo ele, a única maneira de fazer com que as pessoas sigam vivendo nessa situação é por meio do uso da violência e da mentira. “Violência e mentira caracterizam perfeitamente o que está sendo feito com o servidor público brasileiro, que foi colocado no papel de vilão, justamente no momento em que o país mais precisa dele. Não existe nação forte com Estado fraco”, enfatizou.  

A deputada Érila Kokay (PT/DF) disse que a desigualdade deve se agravar devido às medidas econômicas e fiscais adotadas no país, como a que congelou investimentos públicos por duas décadas. “Tem sido pensado um país em que não cabe a sociedade, em que se elegem inimigos internos, para justificar sua inoperância. É fundamental lutarmos por um serviço público de qualidade e um Estado em que nós façamos parte”, disse.

Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]