Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 22 de novembro de 2019 Hora Certa 08h31

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Veja também

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

03/11/2019 16:00:00

21º Encontro Regional: Celebração da amizade e passeio de barco no Delta do Rio Parnaíba

Em breve divulgaremos mais fotos do evento


Foto: Bruno Chagas

O clima ensolarado do Piauí recebeu associados e seus respectivos familiares no 21º Encontro Regional da Unafisco Nacional, realizado no Sesc Praia Luís Correia, na região do Delta do Parnaíba, Estado do Piauí, de 31/10 a 3/11. O evento começou na noite do dia 31, durante o Jantar de Boas-Vindas. Foi uma oportunidade excelente para integração de Auditores Fiscais ativos e aposentados de vários Estados, como reforçou Erivaldo Antonio de Araujo, de São Luís/MA: “sempre que a Unafisco oferece essas oportunidades, queremos estar presentes para encontrar os colegas, fazer networking com eles.”

Com esse ambiente favorável e descontraído, a programação do segundo dia de evento foi de visita a pontos turísticos. A principal atração local é justamente o passeio de barco pelo Delta do Rio Parnaíba, situado na divisa do Piauí com o Maranhão. O trajeto foi rico em cenários, de muita vegetação típica intercalados com dunas e até um vilarejo de pescadores e catadores de caranguejos.

Em certo trecho, a rota saiu um pouco do rio e entrou em um dos canais rodeados de mangue, onde é realizada a coleta dos caranguejos. Lá, o barco fez uma parada especial para os passageiros conhecerem o “Homem Lama”. Coberto com lama do mangue para se proteger do sol, esse catador mostrou para os associados exemplares dos caranguejos macho e fêmea encontrados no local. Atualmente, só os machos podem ser coletados para consumo e comércio, além de haver temporadas específicas em que não pode haver coleta, preservando o equilíbrio entre o sustento da população local e a reprodução dos caranguejos.

Para o associado Expedito Terceiro Jorge Filho, de Fortaleza/CE, esse encontro com o catador foi um dos destaques do passeio, além de um momento em que o barco passou por onde o rio desemboca no oceano Atlântico. “A navegação pelo Rio Parnaíba foi muito bonita, gostei muito. Esse é o primeiro encontro de vários que, se Deus quiser, eu vou participar.”

Em dois pontos do passeio de barco, houve paradas para os associados e seus acompanhantes se refrescarem nas águas do Parnaíba. Ao final, como não poderia deixar de ser, foi servida a carne de caranguejo aos presentes, preparada com temperos locais. No mesmo dia, alguns associados aproveitaram também para fazer outro passeio, na região da Baía do Caju, onde acontece a revoada dos guarás, pássaros de cor avermelhada que se alimentam de camarão.

Reunião. No dia seguinte, após os associados aproveitarem um período livre para explorar as praias e as belezas locais, houve reunião com diretores da Unafisco. Participaram da mesa o primeiro vice-presidente da entidade, Amilton Paulo Lemos; o segundo vice-presidente, Marco Aurélio B. de Azevedo; a diretora de Eventos Associativos, Recreativos e Culturais, Nélia Cruvinel Resende; o apoiador no Maranhão Marcílio de Almeida Campêlo; a representante no Ceará Maria Célia Araújo Vasconcellos; e o apoiador no Piauí, Stanley Sampaio de Araújo.

Em sua fala, o vice-presidente Amilton ressaltou que os encontros da Unafisco são oportunidades de descontração e de informação. Além de criar boas recordações dos passeios e conversas, as informações transmitidas nas palestras das diretorias ajudam os associados a aproveitarem melhor o que a entidade tem a oferecer, ficando por dentro das novidades.

Já o segundo vice-presidente Marco Aurélio reforçou que um encontro regional com participantes do Ceará, Maranhão e Piauí já era uma vontade antiga tanto da diretoria da Unafisco quanto dos representantes locais. Quando há vagas, a Unafisco abre também as inscrições para associados de outros Estados. Ele observou que essa integração é muito benéfica para a união de todos, no melhor espírito associativo, e que a Unafisco incentiva os representantes a organizarem também eventos locais, que colaboram para a sinergia dos Auditores Fiscais.

A diretora Nélia destacou que os representantes locais têm um papel importante para integrar os associados e mobilizá-los em suas localidades para que eles participem dos encontros, além de atuarem ajudando na organização desses eventos e recomendando locais, por conhecerem a região.

Por sua vez, o apoiador Marcílio Campêlo comentou que é muito salutar para os Auditores Fiscais aposentados, que por vezes perdem contato com os antigos colegas de trabalho. A representante Maria Célia disse estar realizada de terminar o ano concretizando o sonho de promover o encontro: “o carinho e amizade aqui são tão grandes que a gente não vê o tempo passar.”

Na fala do apoiador Stanley de Araújo, ele afirmou que só há vantagens para quem se associa à Unafisco, pela gama de benefícios que a entidade oferece. Também falou que o número crescente de associados dá poder de articulação para a entidade em torno de pautas pertinentes à Classe.

Na ocasião também foram exibidos pela primeira vez para os associados dois vídeos institucionais da Unafisco: o primeiro, fala um pouco da história da entidade e da atuação da Unafisco em prol dos Auditores Fiscais em várias frentes (clique aqui para assistir); o segundo aborda um pouco mais das vantagens que os associados da Unafisco possuem nas frentes de Convênios, Jurídico e Eventos (veja aqui).

Palestras. Em seguida, houve apresentações das pastas de Convênios e Serviços e de Assuntos Jurídicos. O primeiro a falar foi o diretor Carlos Alberto Ramos G. Pacheco (Convênios), destacando alguns dos mais de 400 convênios e parcerias oferecidos pela Unafisco em diversas áreas.

Entre os convênios e serviços mencionados por Carlos Alberto estavam Fiança Locatícia; plano de saúde da Unimed, que está em plena campanha de Carência Zero; os planos odontológicos Uniodonto e Odontoprev, que têm ampla cobertura com planos de grande custo-benefício; as farmácias Raia Drogasil e Drogarias Pacheco; seguro de vida; seguro patrimonial; e telefonia, por meio das parcerias com as operadoras TIM e Vivo. O diretor da Unafisco aproveitou para lembrar que a entidade está aberta a sugestões de novas parcerias que atendam aos associados.

Por fim, o advogado da Unafisco Marcelo Bayeh apresentou atualizações sobre as novidades do Departamento Jurídico. As principais ações mencionadas por Marcelo foram a Gratificação de Atividade Tributária (GAT), que teve avanços na execução; Gratificação de Incremento da Fiscalização e da Arrecadação (GIFA 45% e GIFA 95%); MP 765/16, que é objeto de ações sobre o Bônus de Eficiência/Paridade e sobre Direito Adquirido; Adicional de Periculosidade e Insalubridade; Adicional Noturno e de Horas Extras; e Conversão de Licença Prêmio em Pecúnia. O advogado da Unafisco também esclareceu dúvidas dos associados e ouviu demandas e sugestões acerca da atuação jurídica da entidade.

Despedida. Após as palestras da Unafisco, realizada no fim da tarde de 2/11, foi o momento de celebrar a amizade mais um pouco, durante o jantar no restaurante do Sesc, e se preparar para a partida na manhã seguinte. Associados aproveitaram a noite para dançar ao som de sucessos da MPB e do forró, tocados por uma banda local, fechando com sucesso mais um evento promovido pela Unafisco Nacional.

“Maravilhoso” foi um dos adjetivos mais comuns usados pelos associados, que já se mostraram ansiosos para os próximos encontros. Entre eles estava Mario Henrique Monte e Sousa, de Teresina/PI, que viajou com a esposa Marcia Daniele. Ele se associou à entidade neste ano e comentou estar gostando muito dos benefícios oferecidos. Ele afirmou ainda que curtir o encontro em família e ter contato com Auditores de várias regiões foi um diferencial do evento, consagrado com as belezas do Piauí e, em especial, do Delta do Parnaíba.

Presenças. Também participaram do 21º Encontro Regional da Unafisco o primeiro secretário da entidade, Armando Domingos Barcellos Sampaio; a diretora-adjunta de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social, Edith Ascenção Pereira Benvindo; e o diretor-adjunto de Convênios e Serviços, Nicolau Gomes da Silva.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]