Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 10 de dezembro de 2019 Hora Certa 04h23

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Veja também

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

14/11/2019 19:00:00

Brasília: Unafisco participa da última reunião de 2019 do Instituto Mosap



A Unafisco Nacional participou da última reunião ordinária de 2019 do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), realizada no dia 12/11, em Brasília. Esteve presente o conselheiro de gestão da Unafisco, Eduardo Artur Neves Moreira, que é também primeiro vice-presidente do Mosap.

Na pauta do encontro, entre outros temas, os possíveis efeitos para os servidores públicos, principalmente aposentados, e os pensionistas do pacote de propostas encaminhado, recentemente, pelo governo ao Congresso Nacional, o qual contém as PEC Emergencial (186/2019), PEC da Revisão dos Fundos (187/2019) e PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019).

Segundo Eduardo Moreira, na ocasião, o representante do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), cientista político Antônio Augusto de Queiroz, fez uma análise das medidas apresentadas pelo Executivo e comentou sobre os malefícios ao funcionalismo público oriundos das propostas.

Foram também discutidas as consequências aos servidores da reforma previdenciária, promulgada na mesma data em que houve a reunião do Mosap. De acordo com o conselheiro de gestão da Unafisco, a PEC 555/2006, que visa à extinção da injusta cobrança de contribuição previdenciária para servidores públicos aposentados e pensionistas, poderá ser “uma importante ferramenta para minimizar os prejuízos decorrentes da Reforma da Previdência, cuja tramitação [da PEC 555] deverá ser pleiteada quando as condições políticas e econômicas assim o permitirem.”

Ainda conforme Eduardo Moreira, o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, disse que o Instituto pretende realizar no primeiro semestre de 2020, nas dependências do Congresso Nacional, um encontro nacional de aposentados e pensionistas, que poderá se tornar um relevante instrumento para defesa e recuperação dos direitos que têm sido retirados deste segmento.

Presença. A reunião teve também a presença de Dimas Travesso, filho do fundador do Mosap e membro vitalício do Conselho Consultivo do Instituto, Domingos Ferdinando Travesso, que faleceu em setembro deste ano.   

Dimas agradeceu ao Mosap pela homenagem prestada para o pai, que dedicou a vida ao serviço público e foi responsável por liderar a conquista da paridade (artigo 40) na Constituição Federal. Após a reunião, houve almoço de confraternização.  

Também participou da reunião o representante da Unafisco Nacional em Brasília, José Barroso, entre outros.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]