Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 20 de setembro de 2020 Hora Certa 03h17

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Veja também

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

09/09/2020 16:00:00

Centralização de serviços no Decipex: Atendimento presencial a aposentados e pensionistas é mantido nas unidades regionais do Ministério da Economia



O governo implementa no País a centralização da gestão de diversos serviços a aposentados e pensionistas no Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex). Este departamento integra a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (ME). Ou seja, serviços como auxílio-funeral, isenção de Imposto sobre a Renda, contracheque e comprovante do Siape, entre outros, estão disponibilizados via internet no portal www.gov.br.

Apesar dessa medida, destacamos que o atendimento presencial para orientações e recebimento de documentação (protocolo) para aposentados e pensionistas, já incorporados no Decipex, continua sendo realizado pelas unidades regionais do ME, de acordo com informações do governo. Clique aqui para ver a relação de endereços das unidades regionais.

No entanto, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19, os atendimentos devem ser feitos pelos canais digitais e eventual documentação encaminhada por meio de protocolo eletrônico. Confira aqui os canais de atendimento do Decipex via telefone, e-mail e os serviços disponíveis on-line.

Veja o passo a passo para fazer um requerimento pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). Mais informações nos vídeos Acessando o Módulo Sigepe Requerimentos; Solicitando Requerimento, Anexando Documento, Enviando para Análise; e Menu de Navegação – Módulo Requerimento.

A meta da centralização é de contemplar 445 mil aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal Direta. Nas três fases já concluídas, a centralização foi feita nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Em setembro a iniciativa é implementada na Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Por trás da centralização no Decipex. Conforme a Unafisco Nacional alertou recentemente, é preciso acompanhar de perto a centralização de serviços pelo Decipex, pois, ao que tudo indica, a ação prepara terreno para o INSS ser a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O histórico do INSS é gerir o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sendo que os dois regimes têm visões distintas que seguem caminhos, tratamentos e acolhimentos diferenciados. Leia mais aqui.

 

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]