Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 17 de dezembro de 2018 Hora Certa 12h46

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Principais

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

06/12/2018 10:10:00

Brasília: Jantar de Fim de Ano reúne 365 convidados

Confira os álbuns de fotos


Fotos: Cristiano Eduardo

O Jantar de Fim de Ano organizado pela Unafisco Nacional, em Brasília, no Espaço da Corte, Asa Norte, foi uma grande confraternização que ocorreu no dia 4 de dezembro, na qual 365 convidados se abraçaram em torno da Classe. Foram momentos inesquecíveis ao lado de Auditores Fiscais e familiares, que compartilharam experiências de vida e vitória.

Numa das mesas, três simpáticos irmãos demonstram alegria por estarem ali. O Auditor Antonio Thomé, de 93 anos, está com as irmãs Roza, de 97 (ela enfatiza que o nome dela é grafado com “z”) e Judith, de 84 anos de idade. “Senhor Antonio, qual a sua visão da Unafisco?” Ele diz que “a Unafisco está defendendo a Classe muito bem”, e que “o Jurídico é muito atencioso, oferecendo atendimento cinco estrelas.”

Perto dos três irmãos, Auditores animados mostram afinidade que só vem com o tempo. “Nós temos um grupo, aqui em Brasília, que se reúne mensalmente há mais ou menos 20 anos”, disse Jackson Guedes Ferreira, ao lado de Antonio Elias, também participante dessa reunião mensal. Eles não medem esforços para manter os encontros em dia. “Se precisar, vou buscar o colega em casa”, disse Jackson.

De acordo com o superintendente regional da Receita Federal do Brasil na 1ª Região Fiscal, José Oleskovicz, (que, por sinal, completa neste mês de dezembro dez anos na função), os ambientes associativos criados pela Unafisco são muito preciosos porque integram e confraternizam os Auditores, o que acaba unindo a categoria. “Conflitos dão lugares à conversa e à conciliação. Com esse impacto positivo, a Unafisco fortalece a própria instituição, por criar um ambiente no qual se respeitam opiniões divergentes.”

O Auditor Fiscal Gerson Schaan, chefe da Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal (Copei), parece condensar a posição de Oleskovicz e dá um passo adiante. “As ações de inteligência [fiscal no âmbito da Receita] se fazem com confiança e integração. Como forma de fomentar isso dentro da própria Copei, a gente fazia seminários anualmente, com duração de uma semana, em várias regiões do País. Eram seminários técnicos, o próprio Sergio Moro participou de nosso seminário de dez anos de criação do Copei, comemorado em 2006, ao falar sobre questões de lavagem de dinheiro. E isso propiciava o que esse evento da Unafisco propicia: as pessoas sentarem, se olharem e se conhecerem. Isso desenvolve confiança, harmonia, há convergência de interesses e as pessoas se unem em torno de um objetivo comum.”

Talvez por isso o Auditor Fiscal Roberto Leonel, chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação (Espei) da 9ª Região Fiscal, tenha afirmado que “a Unafisco é a entidade que mais representa a categoria porque parece ser a mais próxima dos Auditores Fiscais.” Recentemente, Leonel foi convidado pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para estar à frente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). “Vou trabalhar o melhor possível para atingir os objetivos da pauta de Moro e do novo governo.”

O presidente Kleber Cabral, em sua fala, disse que “muito nos honra o fato de Leonel estar indo para o Ministério da Justiça para coordenar o Coaf.” Kleber ainda saudou os representantes regionais da Unafisco em Brasília, a saber: Maria Aparecida Sousa Gomes Silva; José Aloisio Barroso Nunes; José Raimundo Melo e Leite; e Wilson Meira. Todos os representantes foram unânimes em afirmar que os associados da região gostam muito da Unafisco, tanto que a utilização dos convênios tem aumentado.

Parlamentares. Kleber Cabral também passou a palavra para os parlamentares presentes. O deputado federal Gilberto Nascimento (PSC/SP) disse que “o Auditor Fiscal é aquele que o Brasil não vive sem ele. Os Auditores são uma Classe muito organizada e atenta aos seus interesses junto ao Congresso, uma Classe que se une em prol da sociedade.” Por sua vez, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR) afirmou que “o Auditor Fiscal da Receita Federal é uma carreira de Estado mais importante que tem, porque garante os recursos para estruturar e organizar a sociedade.”

O deputado federal César Halum (PRB/TO) disse que “o Brasil depende muito da Receita Federal; os Auditores Fiscais da RFB são muito bem preparados e respeitosos.” Já o deputado federal Alan Rick (DEM/AC) ressaltou que “o papel dos Auditores Fiscais da RFB é exemplar para esse novo Brasil que busca ‘fortalecer aquele que sonha’ com uma nação mais justa.” Por fim, o deputado estadual eleito Tenente Nascimento (PSL/SP) disse que “os Auditores são verdadeiros geradores de receita.”

Como afirmou o Auditor Fiscal Nelson Pessuto, a Unafisco oferece diversas atividades associativas e também se coloca no cenário nacional defendendo a Classe, como nas questões do Refis e da Previdência. Seja como for, “tudo o que a Unafisco faz é para os associados e respectivos familiares”, afirmou o presidente Kleber.

Presenças. Pela Diretoria Nacional da Unafisco, além de Kleber Cabral (presidente), marcaram presença Amilton Paulo Lemos (primeiro vice-presidente), Luiz Gonçalves Bomtempo (primeiro secretário) e Mauro José Silva (Defesa Profissional e Assuntos Técnicos).

Entidades. Estiveram presentes o diretor secretário da DEN do Sindifisco Nacional, Pedro Egídio Alves de Oliveira; o presidente da Febrafite, Juracy Braga Soares Júnior; o secretário-geral do Fonacate, Paulo Martins; o presidente do Sinafresp, Alfredo Maranca; e o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, entre outros representantes de entidades.

Imprensa. Marcaram presença Eduardo Militão (UOL), Thiago Bronzatto (Veja), Vera Batista (Correio Braziliense), e Edna Simão e Fábio Pupo (ambos do Valor Econômico).

 

Confira aqui mais fotos do evento.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]