Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 19 de agosto de 2019 Hora Certa 10h01

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Principais

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

16/07/2019 11:30:00

Nota conjunta Unafisco Nacional / Sindifisco Nacional: Emenda na MP 886 promove ataque às atribuições dos Auditores Fiscais da Receita Federal



Em meio a uma conjuntura bastante desfavorável ao conjunto dos servidores públicos federais, tanto no Poder Executivo como no Poder Legislativo — a votação favorável da reforma da previdência por 379 deputados é um claro exemplo disso —, que está a exigir uma união de todas as categorias, fomos surpreendidos pelo ataque às nossas atribuições promovidas por uma emenda do deputado Lincoln Portela do PL/MG, a emenda 52 na Medida Provisória 886, que  pretende transferir atribuições dos Auditores Fiscais da Receita Federal para uma nova carreira a ser denominada Auditoria-Fiscal do Trabalho e Previdência composta por aqueles que até a bem pouco atrás eram conhecidos como fiscais do trabalho.

Em contato com o presidente do Sinait, Carlos Silva, foi esclarecido que não se trata de iniciativa daquela entidade, mas provavelmente de parcela de sua oposição sindical, que defende essa pauta. Desde o período de transição do Governo, sabe-se que há grupos de interesse no Governo que desejam a extinção da Inspeção do Trabalho, por via oblíqua, dando-lhe outras atribuições, de forma que sua função primordial de Estado seja totalmente suprimida. Portanto, espera-se que a diretoria do Sinait se coloque formalmente em oposição a tal emenda.

De qualquer forma, considerando-se que o Sinait compõe o Fórum das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o Sindifisco Nacional e a Unafisco Nacional levarão o assunto à Assembleia do Fonacate, uma vez que tal iniciativa pode configurar violação do art. 3º, inciso I do estatuto daquele Fórum que estabelece:

Art. 3°. O FONACATE, sem prejuízo da representatividade própria das entidades afiliadas em relação às entidades afiliadas, prevista em seus respectivos estatutos, tem por finalidade: 

I – promover a unidade, a harmonia, a coesão e a solidariedade das entidades que o integram, entre si e com o próprio FONACATE;

Sob o ponto de vista da finalidade do Fonacate, ataques às atribuições exclusivas de um determinado cargo por outro cargo é um claro atentado à unidade e à harmonia entre as entidades, por atingir o que de mais importante tem uma carreira típica de Estado: suas atribuições. A iniciativa e a insistência no patrocínio de tal emenda precisam ser escrutinadas pelo Fonacate.

No tocante à tramitação da emenda, logo que houver relator designado atuaremos para mostrar a inconstitucionalidade e a inconveniência de seu conteúdo.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]