Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 20 de setembro de 2020 Hora Certa 03h06

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Principais

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

16/09/2020 12:25:00

Centralização de serviços no Decipex: Aposentados e pensionistas continuam tendo acesso às informações pelo Sigepe



Mesmo após a migração da gestão de diversos serviços a aposentados e pensionistas para o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), que integra a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (ME), o acesso a informações cadastrais e financeiras, como contracheque e comprovante de rendimentos, continua por meio do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

Na prática, os aposentados e pensionistas vão precisar somente modificar uma configuração ao entrar no aplicativo de celular do Sigepe. É necessário clicar nas três barras disponíveis na parte superior esquerda. Em seguida, escolher a opção Selecionar vínculo e, por fim, clicar em Decipex. Veja aqui o passo a passo. A mesma indicação de vínculo deve ser feita ao acessar o site do Sigepe.

Quem deseja ter o Sigepe Mobile pode baixá-lo na loja de aplicativos do celular. É gratuito.

Serviços pelo site. No portal www.gov.br também estão disponíveis vários serviços. Mais informações sobre como acessá-los podem ser obtidas nos links abaixo:  

>Desbloqueio de usuário e desbloqueio de senha de acesso ao Sigepe

>Auxílio-funeral

>Comunicado de falecimento

>Apresentação de comprovante de rendimento extra Siape

>Contracheque

>Ficha financeira relativa à remuneração/aos proventos

>Isenção do imposto sobre a renda

>Requerimentos gerais

Pelo e-mail sgp.depex.atend@planejamento.gov.br é ainda possível esclarecer dúvidas sobre desbloqueio de senha do Sigepe e a respeito de comprovante de rendimentos.

Prova de vida. A obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas da União continua suspensa até 30 de setembro de 2020, em razão da pandemia da Covid-19.

Em agosto deste ano, entraram em vigor as regras que simplificaram a comprovação de vida. Com isso, quando voltar a ser exigida, ela poderá ser feita por meio de biometria em terminais bancários de autoatendimento ou aplicativo de celular, desde que o aparelho disponibilize essa tecnologia. Confira aqui mais informações.

Esclarecimentos relativos à prova de vida podem também ser obtidos pelo e-mail sgp.decipex.recad@planejamento.gov.br.

Central telefônica. Para orientações e solicitação de serviços, o Decipex disponibiliza também uma central telefônica: 0800-978-9004.

Atendimento presencial. Apesar da centralização de serviços no Decipex, o atendimento presencial para orientações e recebimento de documentação (protocolo) para aposentados e pensionistas continuará sendo realizado pelas unidades regionais do Ministério da Economia, segundo o governo federal. Clique aqui para ver a relação de endereços das unidades regionais.

No entanto, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19, os atendimentos ocorrem pelos canais digitais supramencionados e eventual documentação deve ser encaminhada por meio de protocolo eletrônico.

Por trás da centralização no Decipex. Conforme a Unafisco Nacional alertou recentemente, é preciso acompanhar de perto a centralização de serviços no Decipex, que o governo federal implementa em todo o País. Ao que tudo indica, a ação prepara terreno para o INSS ser a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O histórico do INSS é gerir o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sendo que os dois regimes têm visões distintas que seguem caminhos, tratamentos e acolhimentos diferenciados. Leia mais aqui.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]