Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 09h35

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

06/05/2011 17:19:00

TRF-3 julga duas ações da Unafisco Associação Nacional


Comunicação


Comunicação
O Tribunal Regional da 3ª Região está acelerando o julgamento das ações da Unafisco Associação Nacional. Tal agilidade nos trâmites tem se tornado frequente nos últimos anos.

Em julho de 2010, o juiz proferiu sentença procedente ao reajuste de 13,23%, oriundo das Leis 10.697 e 10.698, ambas de 2003, vindo a reconhecer o direito dos associados da entidade, inclusive daqueles que vierem a se associar.

Para subsidiar a decisão, o nobre juiz destacou matérias publicadas à época, nas quais o governo afirmava que todos os servidores teriam reajuste linear de 1% retroativo a janeiro de 2003, mais um percentual variável de acordo com a renda atual de cada um, a valer a partir de maio daquele ano. Esse reajuste não seria único nem igual para todos os servidores. Na prática, não foi isso que aconteceu.

A União apelou dessa decisão, que chegou ao Tribunal em janeiro de 2001 para decisão. Três meses depois, o recurso já estava pautado para julgamento em 12/4/2011, sequência 26.

Infelizmente, o Tribunal deu provimento ao recurso da União e, agora, caberá à entidade submeter o caso ao Superior Tribunal de Justiça, visando reformar essa decisão.

Outro processo da Associação, que impede a não incidência do abono de permanência, também teve o seu julgamento célere no Tribunal. A sentença de 1ª instância foi proferida em setembro de 2009, chegando ao TRF-3 em fevereiro de 2010 para o julgamento do recurso de apelação apresentado pela entidade. Em novembro de 2010, ou seja, apenas nove meses depois, o Tribunal já proferiu o seu entendimento reformando a decisão para reforçar a tese de que não incide o Imposto de Renda sobre o abono de permanência, pois este caracteriza um incentivo para a permanência no emprego.

Outros dois processos também estão contemplados pela celeridade deste Tribunal. O primeiro, o da Gifa 45%, foi julgado recentemente e confirmou o direito a perceber os atrasados.

Já a Gifa 95%, que também está no gabinete do desembargador Márcio Mesquita, aguardando julgamento do recurso de apelação da União, está pautado para 24/5/2011, sequencia 85.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]