Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 01h26

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

20/12/2012 10:59:00

Reunião: Unafisco informa que STF reconhece repercussão geral no reajuste do auxílio-alimentação


Comunicação


Bruno Chagas
Departamento Jurídico se reuniu com os colegas na Defis/SP

A Unafisco Nacional, por meio de seu Departamento Jurídico, organizou reunião na Defis/SP, em 18/12, para prestar esclarecimentos aos associados a respeito de ação judicial relativa ao auxílio-alimentação, que teve repercussão geral reconhecida pelo STF, conforme decisão proferida pelo ministro Luiz Fux, relator do processo. Na ocasião, aproximadamente 40 colegas estiveram presentes.

De acordo com a advogada Isabel Queiroz, o Supremo Tribunal Federal, ao analisar o Recurso Extraordinário nº 710.293/SC, entendeu pela importância do assunto sob o ponto de vista econômico e jurídico, em virtude do impacto a ser causado nos cofres públicos, e que o tema em discussão atinge o interesse de diversos outros servidores, o que justifica o reconhecimento da repercussão geral. O Recurso ao STF foi proposto pelo INSS, contra decisão da Turma Recursal do Juizado Especial de Santa Catarina, que determinou a aplicação do auxílio-alimentação no mesmo valor pago aos servidores do TCU.

Embora o STF não tenha ainda se manifestado sobre o mérito, o ministro Fux considerou inaplicável a Súmula 339/STF, que vinha sendo o grande obstáculo para a Unafisco em suas ações coletivas.

Isabel comentou sobre as três ações coletivas da Unafisco com o mesmo tema, das quais a primeira foi proposta em 2002. Em razão do recente posicionamento do STF, a entidade pretende ingressar com uma nova ação judicial e também como amicus curiae na ação judicial em curso no STF.

Ainda durante a reunião, a advogada tirou as dúvidas dos presentes acerca do tema.


Leia também:

STF reconhece a repercussão geral no reajuste do auxílio-alimentação


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]