Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 17 de outubro de 2018 Hora Certa 12h12

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

10/04/2013 13:48:00

Unafisco impetra mandado de injunção - atividade de risco


Comunicação


Comunicação

Em 4/4, a Unafisco impetrou, perante o Supremo Tribunal Federal, mandado de injunção (MI – 5554), em razão da omissão estatal, desde a edição da emenda constitucional 47/2005, em editar lei complementar para regulamentar os requisitos e critérios diferenciados de aposentação ao servidor público que tenha exercido atividade de risco, conforme o disposto no artigo 40, parágrafo 4º, inciso II da Constituição Federal.

A omissão legislativa tem acarretado aos associados ato lesivo ao seu direito de aposentação e concessão de aposentadoria especial.

O risco da atividade do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil é inerente ao cargo, na medida em que realiza atividade de fiscalização, inclusive em conjunto com a Polícia Federal, para apreensão de mercadorias, casos de contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes, etc., em fronteiras e zonas ermas, bem como atua no combate às organizações criminosas especializadas em fraudar a administração tributária.

Ademais, por força de Lei, os Auditores Fiscais possuem porte de arma funcional para defender sua vida e a de terceiros, seja no exercício de suas atribuições ordinárias, seja em operações de fiscalização conjuntas com a Polícia Federal.

Para a carreira de policial foi editada a Lei complementar nº 51, de 20 de dezembro de 1985, regulamentando os critérios da caracterização da atividade de risco do servidor público policial.

Com a impetração do referido Mandado de Injunção, a Unafisco pretende que se reconheça a mora legislativa do presidente da República em não regulamentar o artigo 40, parágrafo 4º, inciso II da Constituição Federal aos seus associados e que, enquanto não seja editada legislação específica, que os pedidos de aposentadoria especial dos seus associados sejam apreciados nos termos da Lei complementar nº 51/85.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]