Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 02h36

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

17/04/2013 17:05:00

Licença-prêmio em pecúnia - precedente favorável


Comunicação

Comunicação

Como já é de conhecimento, a Unafisco propôs em favor de seus associados ação judicial objetivando a conversão da licença-prêmio em pecúnia.

A ação foi julgada procedente em primeira instância, concedendo aos associados aposentados e pensionistas que implementaram o direito (à pensão ou aposentadoria), a partir de setembro de 2002, a possibilidade da conversão da licença-prêmio em pecúnia àqueles que não gozaram a licença-prêmio nem contaram em dobro para efeito de aposentadoria.

Para os ativos, o magistrado não vislumbrou ser aplicável a conversão da licença-prêmio em pecúnia, pois neste caso estaria assegurada a fruição da licença ou cômputo em dobro para efeito de aposentadoria, posição com a qual a Unafisco não concorda.

Atualmente, a ação pende de julgamento de recursos interpostos pela Unafisco e pela União perante o Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Em 25/3, o Conselho da Justiça Federal decidiu, por unanimidade, por meio da Resolução 238/2013, revisar a Resolução 05/2008, a fim de conferir aos servidores do judiciário o direito de converter em pecúnia, no momento da aposentadoria, os períodos de licença-prêmio não gozados e não mais somente após o indeferimento do pedido administrativo do gozo do benefício.

Por meio da referida resolução, o servidor do judiciário poderá pleitear a conversão em até cinco anos após a data da aposentadoria.

Ante o precedente em favor dos servidores do Judiciário, a Unafisco juntará aos autos do processo proposto em favor de seus associados a informação da alteração na resolução 05/2008, a fim de auxiliar o êxito de nossa demanda.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]