Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 05h59

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

20/05/2013 10:29:00

Unafisco propõe ação judicial para dedução integral das despesas com educação


Comunicação



A Unafisco Nacional propôs, no último mês de abril, ação judicial para os associados obterem o direito de deduzir integralmente as despesas com educação da base de cálculo do Imposto de Renda (IR).

A ação judicial se justifica na medida em que a educação é um direito social de todos e dever do Estado, previsto pela Constituição Federal, que deve garantir acesso gratuito aos cidadãos a educação. Nossa carta magna ainda estabelece ser dever da família assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem o acesso à educação.

Os meandros da educação no Brasil revelam mazelas insanáveis em curto prazo, por serem de cunho estrutural. Como não há ensino gratuito suficiente para atender à demanda da sociedade, nossa legislação infraconstitucional permite uma dedução limitada com despesas de educação da base de cálculo do IR, o que afronta integralmente nossa Constituição Federal.

Em um paralelo com o direito à saúde, nossa legislação permite a dedução integral da base de cálculo do IR, tendo em vista a ineficiência do Estado em garantir o acesso à saúde de forma igualitária.

Evitando minorar os prejuízos suportados pelos associados por terem que incorrer em gastos com educação na iniciativa privada, a Unafisco Nacional propôs a ação judicial supra, requerendo, inclusive, a condenação da União visando à restituição do indébito tributário.

O magistrado indeferiu o pedido de tutela antecipada argumentando, entre outros aspectos, que a limitação imposta para dedução com despesas de educação não fere a Constituição Federal, na medida em que as disposições constitucionais não teriam imposto, ao legislador ordinário, a exclusão de determinados gastos considerados essenciais ou necessários para exclusão da base de cálculo do IR, cabendo a este defini-los e não ao Poder Judiciário.

Por discordarmos da referida decisão, iremos interpor recurso ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região. 


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]