Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 5 de junho de 2020 Hora Certa 03h15

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

14/11/2013 19:56:00

Feriado da Consciência Negra, 20 de novembro



No ano de 2012, a Unafisco Nacional propôs ação judicial, com pedido de tutela antecipada, requerendo que os associados lotados nos municípios e Estados em que houvesse leis declarando o dia 20 de novembro como feriado da Consciência Negra (listagem obtida na Secretaria da Igualdade Racial) ficassem desobrigados de comparecer ao trabalho.

O MPOG entende que os municípios e Estados extrapolaram o limite de feriados estabelecido pela Lei Federal 9.093/95, e decidiu, ocupando inadvertidamente o papel do Poder Judiciário, desconsiderar leis municipais e Estaduais vigentes.

O juiz concedeu a tutela antecipada em 2012, possibilitando o direito para todos os associados (País afora) lotados nos municípios e Estados em que houvesse lei estabelecendo o feriado. Posteriormente, ao analisar os embargos de declaração da União, restringiu o alcance da decisão aos associados lotados na 8ª Região Fiscal.

Ao proferir a sentença, o juiz de primeiro grau limitou ainda mais sua decisão, restringindo-a apenas aos associados domiciliados na competência territorial do órgão julgador (1ª Subseção Judiciária de São Paulo): São Paulo, Caieiras, Cajamar, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Essa sentença relativa à ação judicial proposta em 2012 está vigente, e a SRRF da 8ªRF obteve o parecer de força executória emitido pela AGU. A situação é tão absurda, que os funcionários do Serpro, terceirizados, estagiários etc. estão dispensados do trabalho, enquanto Auditores Fiscais e demais servidores estatutários estão obrigados a trabalhar em pleno feriado. Em diversos locais, a situação se torna impossível, pois os estacionamentos estarão fechados, os restaurantes idem, e todo o pessoal de apoio (limpeza, manutenção etc.) estará ausente; pois, afinal, é feriado.

Com o objetivo de assegurar o respeito às leis municipais e estaduais vigentes, que estatuíram o referido feriado em diversas localidades do País, a Associação propôs nova ação, dessa vez em Brasília/DF, que ainda aguarda manifestação do juiz da causa.

Assim que tivermos informação sobre a concessão (ou não) da tutela antecipada requerida, publicaremos no site e enviaremos por e-mail a todos os associados. Mantenham seus dados cadastrais (inclusive e-mail) atualizados.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]