Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 5 de junho de 2020 Hora Certa 03h49

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

30/04/2014 14:18:00

STF: Unafisco requer ingresso como amicus curiae em ADI pela correção da tabela do IR


Comunicação


Comunicação

A Unafisco Nacional, com fundamento no artigo 7º, § 2º da Lei n. 9.868/1999, peticionou no Supremo Tribunal Federal (STF) seu ingresso como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5096, ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil e que pede a correção da tabela progressiva do Imposto de Renda da pessoa física.

O pedido é baseado no fato de que a Unafisco substitui processualmente a Classe dos Auditores Fiscais, que possui conhecimento técnico, jurídico e fático que podem ser de grande relevância ao STF, além do flagrante interesse jurídico no deslinde da ADI.

A entidade propugna pela pertinência de sua participação, como detentora de estudos técnicos sobre a tributação pela tabela progressiva do imposto sobre a renda da pessoa física, que podem levar ao conhecimento dos julgadores aspectos necessários à solução da matéria, cuja discussão ultrapassa os limites subjetivos da causa, visto que dizem respeito à situação de milhões de contribuintes, bem como, em última instância, à justa tributação.

No pedido, a Unafisco requer sua admissão no feito na condição de amicus curiae, a apresentação de memoriais, a realização de sustentação oral, a juntada de novos documentos e o provimento integral da ação direta de inconstitucionalidade da Interveniente.

Esse pedido vem a consolidar a firme e decidida atuação da Unafisco na matéria, iniciada com a reunião promovida pela entidade em Brasília, no dia 8/4, com o presidente do Conselho Federal da OAB.

 


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]