Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 05h43

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

04/08/2011 09:47:00

Gifa 45%: Mais uma decisão favorável do TRF-3


Comunicação


Comunicação
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), por unanimidade, negou provimento ao Agravo Regimental da União, que era o último recurso cabível no âmbito do Tribunal.

Portanto, o TRF-3 manteve integralmente a decisão de 1ª instância, favorável aos nossos associados, a qual condenou a União ao pagamento da Gifa — aos aposentados e pensionistas — no mesmo percentual pago aos ativos.

Em sua decisão, o TRF-3 entendeu que: “A Lei nº 10.910/2004, ao instituir a GIFA, em favor dos ocupantes dos cargos efetivos das carreiras de Auditoria da Receita Federal, Auditoria-Fiscal da Previdência Social e Auditoria-Fiscal do Trabalho, estabeleceu que a gratificação seria paga aos servidores ativos, inativos e pensionistas. Entretanto, o artigo 4º da referida lei estabeleceu limites na percepção da Gratificação de Incremento da Fiscalização e Arrecadação – GIFA aos servidores inativos e pensionistas”.

Afirmou ainda que “A interpretação sistêmica das normas que instituíram a GIFA leva à exegese de que se trata de vantagem de natureza genérica, na medida em que assegura seu pagamento a integrantes das carreiras que não estejam no efetivo exercício da atividade, determinando que o cálculo da referida gratificação, será efetuado com base nas regras que disciplinariam a vantagem se não estivessem afastados do exercício das respectivas atribuições”.

Ao final, concluiu que “a fixação da GIFA em valor inferior para os inativos e pensionistas constitui flagrante violação ao dogma constitucional que assegura a paridade de remuneração entre servidores ativos, inativos e pensionistas”.

A União ainda poderá recorrer desta decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa decisão do TRF-3 refere-se à ação da Gifa 45%, que abrange o período de julho de 2004 a junho de 2006, e continua, por força judicial, abrangendo todos os associados da Unafisco Associação Nacional, independentemente da data de suas filiações.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]