Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 05h43

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

18/11/2014 12:38:00

PSS sobre juros moratórios RAV Devida: instruções para apuração dos cálculos


Comunicação



No último dia 15/7/2014, a Unafisco Nacional orientou exequentes que já tenham recebido o precatório ou ofício requisitório referente ao processo da RAV Devida a solicitarem administrativamente a restituição dos valores retidos a título de PSS (contribuição previdenciária) sobre os juros de mora.

À época, a entidade disponibilizou aos associados modelo de formulário para o pedido de restituição, cópia do precatório e da planilha de cálculos de cada exequente e informou que o associado deveria juntar ao pedido cópia do extrato de levantamento fornecido pela instituição financeira.

Ante algumas dúvidas que surgiram desde então para a demonstração e apuração do cálculo a ser inserido no corpo do pedido de restituição, a Diretoria Jurídica faz as seguintes orientações:

O requerente deverá dividir o valor dos juros pelo valor total devido (esses dados constam da planilha de cálculos fornecida pela Unafisco Nacional), obtendo o percentual representativo dos juros moratórios. Em seguida, deve multiplicar o resultado obtido pelo valor do PSS retido quando do pagamento do precatório (obtido no extrato do banco que pagar o precatório).

O resultado do referido cálculo é o montante indevidamente tributado e para o qual deve ser solicitada a restituição.

Ainda no campo demonstrativo do cálculo, orientamos que o associado requeira expressamente a correção pela Selic do montante a restituir desde a data da indevida retenção.

A título de lembrete, a Unafisco Nacional propôs a execução de sentença da RAV Devida para os Auditores Fiscais que atuaram como técnicos do Tesouro Nacional no período de junho/1993 a janeiro/1995.

A ação de conhecimento foi proposta pelo Sinddten, atual Sindireceita, e transitou em julgado favoravelmente, reconhecendo que o TTN deveria receber 30% da RAV atribuída ao Auditor Fiscal (RAV Devida ou RAV Calculada) e não 30% da RAV efetivamente paga.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento Jurídico da Unafisco, pelo e-mail juridico@unafiscoassociacao.org.br ou telefone (11) 3228-4766, ramal 120.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]