Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 16 de outubro de 2018 Hora Certa 11h54

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

13/09/2011 16:16:00

Sobre o andamento da ação do reajuste de 10% dos técnicos


Comunicao


Comunicação
A ação condenatória de abrangência nacional (processo AO nº 2006.61.00.017646-4, em trâmite na 15ª Vara Federal de SP) com pedido de tutela antecipada com o intuito de estender o reajuste linear de 10% aos seus associados, tem como beneficiários os Auditores Fiscais ativos, aposentados e pensionistas, filiados atuais e futuros associados.

A Lei nº. 10.910/2004, que instituiu a Gratificação de Incremento da Fiscalização e da Arrecadação (Gifa), conferiu aos antigos técnicos da Receita Federal, atuais analistas tributários, o reajuste linear de 10% da tabela de seus vencimentos. O reajuste concedido pela lei em questão não foi concedido de forma igualitária aos Auditores Fiscais. A revisão dos 10% fez com que a remuneração dos antigos técnicos se aproximasse ainda mais da remuneração dos Auditores Fiscais, ainda que não tenha ocorrido qualquer acréscimo de atribuição.

Andamento

A ação foi proposta em agosto de 2006 e obteve tutela antecipada para imediata implementação do reajuste em folha de pagamento no fim de fevereiro de 2007. Em seguida, a União interpôs agravo de instrumento requerendo a suspensão da decisão antecipatória de tutela, o qual foi deferido pela desembargadora relatora do agravo. Em 30/5/08, tivemos sentença procedente, mas sujeita ao duplo grau de jurisdição. 
 
A União, em dezembro de 2008, apelou da decisão que conferiu procedência aos pedidos da Unafisco Associação Nacional. Esta, por sua vez, também apresentou recurso de apelação, mas apenas requerendo a garantia da antecipação da tutela aos amparados pelo Estatuto do Idoso, já que a Lei 10.741, de 2003, além de posterior à Lei nº 9494, é especial e deve prevalecer neste ponto.

No momento, aguardam-se pelo julgamento no Tribunal Regional Federal da 3ª Região dos recursos de apelação, significando que a sentença que julgou procedente os pedidos da Associação só virá a ter eficácia quando confirmada pelo Tribunal no julgamento dos recursos. O processo está no gabinete da desembargadora federal Vesna Kolmar, desde maio de 2009.



ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]