Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 05h52

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

05/03/2015 15:24:00

IR sobre terço de férias: Declaração no IRPF


Comunicação



A Unafisco Nacional, por meio da ação 29575-19.2013.4.01.3400, tramitando no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, conseguiu ordem judicial para que a fonte pagadora dos Auditores Fiscais deixasse de reter os valores relativos ao Imposto de Renda incidente sobre o Terço de Férias.

Tal ordem judicial perdurou de maio de 2013 até sua suspensão, sendo que no período muitos colegas gozaram férias e foram beneficiados pela medida. A fonte pagadora fez refletir tais fatos no Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Informe de Rendimentos) e na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf).

Alguns colegas manifestaram dúvidas quanto à forma de preenchimento da Declaração de Ajuste Anual, no que concerne a estas informações.

As informações relativas a tal fato devem constar na ficha Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa), na respectiva aba. Quanto ao valor do imposto, a fonte pagadora, por determinação judicial, não efetuou a retenção ou, para fins de seu controle, realizou o débito e o correspondente crédito no comprovante de pagamentos (contracheque) sob a rubrica DEC JUD N TRANS JULG - DEV IR.

Assim, significa dizer que não houve depósito judicial, razão pela qual entendemos que este campo deva ser deixado em branco. Esclarecemos ainda que, conforme o exarado nas próprias orientações do Programa Gerador, “os dados fornecidos nessa ficha têm caráter meramente informativo, não sendo somados aos demais rendimentos tributáveis na apuração do imposto.”


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]