Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 06h11

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

11/05/2015 10:30:00

Dedução Integral das despesas com educação: Unafisco obtém nova vitória no TRF-3


Comunicação



No dia 30/4/2015, por unanimidade, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) negou provimento ao agravo regimental interposto pela União. O objetivo desse agravo era reverter a decisão monocrática proferida pelo desembargador Nelton dos Santos, em 15/12/2014, no julgamento do recurso de apelação da Unafisco. A decisão garantiu aos associados o direito a não sofrerem “limitação, em relação a valores, das despesas com instrução e educação na base de cálculo do imposto de renda pessoa física.”

O desembargador Nelton dos Santos, relator do agravo regimental, manteve a decisão monocrática favorável proferida, no que foi acompanhado pelos demais desembargadores.

A diretoria jurídica da Unafisco entende que, desde a prolação da decisão monocrática, em dezembro de 2014, os associados têm o direito a se valerem do julgado, tendo em vista que todos os recursos subsequentes, inclusive o agravo regimental ora apreciado, não têm efeito suspensivo. Isso implicaria o dever da União ao cumprimento imediato da decisão judicial, ou seja, a partir do ano calendário 2014. Já o período pretérito, de cinco anos anteriores à propositura da ação, que ocorreu em 2013, somente poderá ser percebido após o trânsito em julgado da demanda, em caso de procedência da ação.

Ainda em relação à efetividade da decisão judicial, conforme noticiado em 10/03/2015, como o programa de declaração do IRPF não está adaptado para contemplar peculiaridades de decisões judiciais, orientamos que os associados preenchessem a Dirpf normalmente, informando o valor total das despesas do titular e dos seus dependentes com estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar, de 1º, 2º e 3º graus, cursos de especialização ou profissionalizantes, e guardando os devidos comprovantes.

A diretoria jurídica da Unafisco está tentando uma reunião com a Administração, ainda no mês de maio, a fim de definir a forma de cumprimento da decisão, para possibilitar que associados possam se beneficiar do direito ainda esse ano, em relação ao ano calendário 2014.

Assim que houver novidades, informaremos aos associados. 


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]