Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de novembro de 2018 Hora Certa 06h07

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias Jurídicas

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

27/03/2012 09:23:00

Gifa 95% beneficia futuros filiados


Comunicação


Comunicação
Em 23/3, foi disponibilizado o Acórdão referente aos embargos de declaração opostos pela Unafisco na ação da Gifa 95%, os quais reiteraram o pedido de extensão aos futuros filiados.

A Unafisco já havia obtido decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em 25/8/2011, mas, naquele momento, houve divergência entre os desembargadores, que acabaram por restringir a Gifa 95% aos que eram associados à Unafisco à época da propositura da ação, o que obrigaria a Unafisco a ajuizar uma nova ação para os novos associados.

No mérito, o TRF-3 considerou que o pagamento da Gifa aos inativos, em apenas 50% do que era pago aos ativos, ofende a garantia constitucional da paridade entre ativos e aposentados, consagrada no artigo 40 da CF/88, e determinou o pagamento da Gifa no percentual máximo pago aos ativos, que era de 95% sobre o vencimento básico, dado o caráter genérico da gratificação.

Agora, por meio dos referidos embargos de declaração, o TRF-3 decidiu, por unanimidade, reconhecer a legitimidade da Unafisco para defender em Juízo os interesses dos futuros associados, como substituto processual da categoria, garantindo o direito aos que se associaram posteriormente ao ajuizamento da ação, e ampliando o benefício àqueles que ainda vierem a se associar.

Como o direito à Gifa integral decorre do direito à paridade, é importante ressaltar que a ação judicial beneficia aqueles que eram aposentados ou pensionistas com paridade entre os anos de 2004 a 2008.

Essa decisão é irrecorrível no âmbito do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, restando à AGU, ainda, a possibilidade de interpor recursos especial e extraordinário para o STJ e STF, respectivamente.


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]