Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 12 de dezembro de 2017 Hora Certa 04h41

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

11/12/2017 09:20:00

Festa Fim de Ano SP: Auditores celebram conquistas e se renovam para superar desafios

Confira o álbum de fotos


Fotos: Bruno Chagas

Provavelmente foi a maior Festa de Confraternização de Fim de Ano especialmente realizada para Auditores Fiscais da RFB e familiares. O evento, uma parceria entre Unafisco Nacional e Delegacia Sindical de São Paulo do Sindifisco Nacional (DS/SP), ocorreu em 8 de dezembro no Círculo Militar de São Paulo, com a presença de 860 convidados.

Muitos deles recordaram momentos importantes da Unafisco neste ano, numa espécie de retrospectiva 2017. Fadel Hollo, diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DS/SP, por exemplo, ressaltou que “a Associação tem tido brilhante participação na política tributária nacional”, haja vista a participação do presidente da Unafisco Nacional, Kleber Cabral, no Senado, “na busca de assuntos que nos são caros para o desenvolvimento do País e formação da cidadania brasileira.” Para saber mais nesse sentido, leia aqui a edição especial da revista Unafisco Informa sobre a CPI da Previdência, que conta a participação da entidade no Congresso, entre outras iniciativas.

Dois deputados federais marcaram presença no evento. Em sua fala, o parlamentar Gilberto Nascimento (PSC/SP) afirmou que “a Unafisco Nacional é um dos grupos mais bem organizados, consegue obter pleitos importantes, representa uma carreira que contribui muito para o País.”

Nascimento se colocou contra as regras de transição da reforma da Previdência que não atendem os servidores públicos, “pois colegas vão sofrer, os que estão prestes a se aposentar.” Para saber mais sobre a revogação das regras de transição vigentes para os servidores públicos, clique aqui. Gilberto Nascimento compartilhou que nesta semana ele estará com o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), para tratar dessas questões.

Outro ponto abordado por Nascimento foi a necessidade de avançar a questão do pagamento do bônus de eficiência instituído pela Lei 13.464/17, que implementou o reajuste salarial da categoria.

O tema da reforma da Previdência também fez parte do discurso do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). “Lutamos para que a reforma da Previdência não seja aprovada, e também somos contra essa história de haver Refis para tudo a fim de aprovar a reforma com propagandas falaciosas. Nós sabemos da luta de todos vocês e a expectativa é que teremos um grande ano de 2018.”

Neste ano, a Unafisco Nacional teve inúmeras ações bem-sucedidas na mídia, como lembrou Edith Ascenção Pereira Benvindo, diretora-adjunta de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social. Recentemente, a entidade saiu no UOL, na notícia Câmara perdoa R$ 54 bilhões de petroleiras, diz Kleber Cabral. Dia 11/12, foi a vez de estarmos no jornal Folha de S.Paulo: Unafisco denuncia que MP 795 legalizará prática abusiva que permite envio de 85% do rendimento do petróleo para o exterior com alíquota zero.

A diretora Edith ressaltou ainda a importância das ações judiciais patrocinadas pela entidade, tal qual a ação coletiva para resguardar o direito ao reajuste nos termos da MP 765/16, entre outras.

Dois ex-presidentes da entidade falaram sobre a Unafisco de hoje. Amaury Maciel afirmou que “a Unafisco está sempre defendendo a Classe, ela está realizando um trabalho extraordinário em vários níveis, como nas áreas de saúde, consórcio de veículos. Além disso, comparece diante das altas autoridades da Receita em prol da categoria.” Por sua vez, Marcello Escobar disse que, “em 2018, cresce a responsabilidade da Unafisco frente à conjuntura da RFB e às agressões aos Auditores Fiscais.”

Portanto, permanecermos unidos é condição sine qua non para vencermos os desafios. O vice-presidente da Delegacia Sindical de Santos/SP do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro Junior, ressaltou que “todo evento que congrega pessoas diferenciadas é importante, ainda mais um evento que reúne Auditores Fiscais, porque eles contribuem para o fortalecimento dos valores sociais do País, principalmente neste momento difícil em que o Brasil atravessa.”

Além do quê, enfrentar as dificuldades cercado de amigos é bem melhor. Eles estão conosco nas batalhas e são ótimos para celebrar conquistas com a gente. Nesta Festa de Fim de Ano, "nos aproximamos muito de nossos amigos", disse Roberto Laur. Para o associado Wilson Albuquerque, que veio com a esposa Angela e a sobrinha Beatriz, o ambiente da festa é muito fraterno.

O crescimento contínuo da Unafisco faz com que ela se aproxime ainda mais de seus associados. Segundo Nalda Xavier de Toledo, a entidade “cresceu tanto, se achegou muito ao aposentado, é uma entidade muito simpática.”

A Unafisco preza muito pela excelência nas iniciativas oferecidas a seus associados. “Vocês são o que dá sentido para a Unafisco fazer o que faz”, disse o presidente da Unafisco Nacional, Kleber Cabral, que também agradeceu a presença de representantes das diversas entidades presentes, como Sindifisco Nacional e Unafisco Grande ABC. Adiantou que haverá, em 2018, muitos desafios, como a questão da reforma previdenciária, “que é mais cruel para o servidor, inclusive com o aumento da alíquota previdenciária” e a questão do reajuste salarial, entre outros temas. Por isso, é importante que “recuperemos as nossas forças em cuidar uns dos outros, para preservarmos a nossa unidade e sermos vitoriosos em todas as batalhas que vêm pela frente.”

Ninguém teve dúvidas. Realmente foi uma linda festa de fim de ano. “Foi uma grande comemoração com nossos familiares e colegas”, disse a presidente DS/SP Tânia Regina Coutinho Lourenço, que agradeceu a parceria de todos na luta incansável em prol dos interesses da Classe.

Presenças. Pela Unafisco, ainda participaram Antônio Dias de Morais (segundo vice-presidente), Eduardo Moreira (secretário geral), Luiz Gonçalves Bomtempo (primeiro secretário), Massumi Takeishi (diretora de Finanças e Contabilidade), Maria Aparecida Gerolamo (diretora-adjunta de Finanças e Contabilidade), José Ricardo (diretor de Administração), Luiz Antonio Benedito (diretor de Assuntos Jurídicos), Eduardo de Andrade (diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos), Mauro José Silva (diretor de Defesa Profissional e Assuntos Técnicos), Kurt Theodor Krause (diretor de Comunicação Social), Ascenção Pereira Benvindo (diretora-adjunta de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social), Nicolau Gomes da Silva (diretor de Convênios e Serviços), Carlos Alberto Pacheco (diretor-adjunto de Convênios e Serviços), Marco Aurélio de Azevedo (diretor da Coordenação das Representações Regionais), e os diretores suplentes Nélia Cruvinel Resende, Narayan de Souza Duque e Ivone Marques Monte. Também estiveram presentes diversos representantes regionais da entidade, entre tantos outros convidados que nos honraram com a sua presença.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias