Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 21 de fevereiro de 2018 Hora Certa 10h28

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

09/12/2014 16:47:00

Malha fina: Correio Braziliense entrevista diretor da Unafisco Luiz Benedito



A Receita Federal do Brasil divulgou, em 9/12, que 937.939 declarações foram retidas em malha fina. Para falar sobre o tema, o jornal Correio Braziliense entrevistou, na mesma data, o diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos da Unafisco Nacional, Luiz Antonio Benedito. O jornal ainda não publicou a entrevista.

O diretor da Unafisco comentou que 52% dos casos de retenção em malha ocorreram por causa de omissão de rendimentos. As despesas médicas, por sua vez, foram o motivo de 20% das retenções, conforme divulgado pela RFB.

De qualquer maneira, é importante que o contribuinte corrija a declaração espontaneamente. “A orientação é que ele não espere ser intimado. Caso contrário, estará sujeito a multas de 75% a 225% do valor do imposto de renda não pago”, disse Luiz Benedito.

De acordo com a RFB, é possível consultar a situação da declaração apresentada por meio do serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirpf), disponível no site da Receita Federal.

Se houver erros na declaração, o contribuinte poderá corrigi-los por meio de uma declaração retificadora. “Se não tiver nada errado, o contribuinte deve comparecer à RFB para apresentar os documentos que comprovem os valores declarados”, explica Benedito.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]