Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 18 de outubro de 2018 Hora Certa 01h16

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

08/08/2018 15:45:00

Esclarecimento sobre ação judicial referente a corte de ponto



A Unafisco Nacional informa os associados que a tutela provisória de urgência deferida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) na ação referente ao “corte de ponto” permanece vigente e eficaz.

O motivo de a entidade estar ressaltando essa informação decorre do absurdo comunicado enviado pela Receita Federal para os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, no qual consta a informação de que a Procuradoria-Geral da União emitiu orientação no sentido de que a liminar obtida pela Unafisco seria referente a movimento grevista supostamente finalizado em julho/2017 e, com isso, não impediria o desconto da remuneração dos associados dos dias não trabalhados.

Ressaltamos inicialmente que a Advocacia-Geral da União (AGU) não logrou êxito em sua tentativa de cassar a liminar obtida pela Unafisco, na medida em que o recurso interposto ao STJ sequer foi admitido pelo TRF-3, ensejando o trânsito em julgado no dia 14/6/2018, o que significa que a liminar deferida não está sujeita, no momento, a quaisquer recursos.

Após não obter êxito na via recursal, a AGU emitiu parecer com argumento fantasioso de que a liminar obtida pela Unafisco teria seus efeitos encerrados em julho/2017, o qual não merece qualquer guarida. Segundo a Advocacia-Geral da União, com a conversão da MP 765/16 em Lei, a greve teria perdido seu objeto, ou seja, o objetivo da greve teria sido alcançado plenamente.

Não bastasse isso, a AGU narra em seu parecer que mais de um ano após o suposto encerramento da greve, a categoria teria iniciado nova greve, com o suposto objeto da regulamentação do bônus eficiência.

Nada mais desarrazoado. Como é do conhecimento de todos, o movimento grevista é único, decorrendo do acordo salarial pactuado em 2016 entre o sindicato da categoria e o governo federal, o qual contempla o bônus eficiência.  Paralisações pontuais ocorreram com o único intuito de tentar um acordo com o governo federal para que os aspectos do acordo salarial sejam cumpridos.

Por fim, solicitamos aos associados que, caso ocorra descumprimento da tutela de urgência, informem prontamente a entidade. A Unafisco, desde já, tomará as medidas cabíveis para que o descumprimento da decisão do TRF-3 não ocorra.

 

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 91,45.
Para pensionistas: R$ 68,59.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]