Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 16 de setembro de 2019 Hora Certa 02h04

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

24/05/2019 11:20:00

Após protesto nacional dos Auditores, Câmara derruba emenda da mordaça



A Câmara dos Deputados retirou do relatório da Medida Provisória 870/2019, no dia 23/5, o trecho que limitava a atuação dos Auditores Fiscais da Receita Federal no combate a crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. A conclusão da votação da MP 870 ocorreu após o Dia Nacional contra a Mordaça na Receita Federal, protesto que reuniu Auditores Fiscais em todo o País e teve apoio da Unafisco Nacional.

Pelo texto de emenda da MP, a Receita Federal só poderia compartilhar dados ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal com autorização judicial, o que impossibilitaria a investigação de crimes relacionados à sonegação. A questão de limitação do trabalho dos auditores foi incluída no texto pelo relator e líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), com aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Rio de Janeiro. No dia 21/5, os Auditores promoveram manifestações pelo País para chamar atenção da sociedade, do poder público e, principalmente, de deputados e senadores para os riscos de aprovar a MP 870/2019 limitando a atuação da Receita. No Rio de Janeiro, cerca de cem servidores federais participaram do ato no prédio do Ministério da Economia do Estado, entre eles, o diretor de Administração, Finanças e Contabilidade da Representação Rio de Janeiro da Unafisco Nacional, Armando Domingos Barcellos Sampaio, e a diretora de Comunicação, de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões, Soniléa Vieira Leite.

Também participaram da manifestação o presidente da Delegacia Sindical do Rio de Janeiro do Sindifisco Nacional,  Alexandre Teixeira, entre outros diretores; a presidente da  Associação dos Auditores Fiscais do Tesouro Nacional na Área Aduaneira (Abafia), Glaudia Mamede, entre outros diretores.

Os Auditores e representantes das entidades se reuniram com o superintendente da 7ª Região Fiscal, Mário José Dehon São Thiago Santiago, e entregaram o manifesto assinado por entidades representantes do Fisco e da sociedade civil. Após reunião, os servidores se concentraram no saguão do prédio do Ministério e, segurando cartazes com frases contra a MP, tiraram fotos nas escadarias para encerrar o ato.

Rio Grande do Sul. Outro protesto reuniu cerca de 70 Auditores em frente ao prédio da Receita Federal em Porto Alegre. Com fitas nos lábios simulando uma mordaça, os manifestantes se reuniram em frente ao órgão segurando a faixa Contra a Mordaça: Auditores Fiscais Unidos no Combate ao Retrocesso e aos Riscos da MP 870/2019.

Estiveram presentes no ato o primeiro secretário da Representação Regional da  Unafisco Nacional, Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo, e o diretor de Finanças e Contabilidade, Luiz Carlos de David Nunes, e o associado Rudimar Nunes Fraga, entre outros. Também participaram da manifestação o vice-presidente da Delegacia Sindical (DS) de Porto Alegre do Sindifisco Nacional, Paulo Bastos.

Distrito Federal. Em Brasília, o primeiro secretário da Unafisco Nacional, Luiz Gonçalves Bomtempo, e o diretor de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social, Ivaldo Helvio Pinto Rêgo, participaram de manifestação realizada em frente ao Ministério da Economia. Segundo Luiz Bomtempo, aproximadamente 80 Auditores Fiscais marcaram presença.

Estiveram presentes ainda os representantes do Sindifisco Nacional Kleber Cabral (presidente), Ayrton Eduardo de Castro Bastos (primeiro vice-presidente) e George Alex Lima de Souza (diretor de Assuntos Parlamentares). Ainda participaram do ato os senadores Juíza Selma (PLS/MT) e Major Olimpio (PSL/SP), além do deputado federal Coronel Tadeu (PLS/SP) e do deputado estadual (PT/SP) Luiz Fernando.

 

Leia também:

Após acordo, Câmara derruba emenda que limitava poderes de auditores fiscais

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]