Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 18 de outubro de 2019 Hora Certa 08h17

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

14/09/2019 11:44:00

Presidente da Unafisco destaca no Jornal Nacional comprometimento da Receita com o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro



A edição de 13/9 do Jornal Nacional abordou o caso da tentativa de interferência política para substituir o Auditor Fiscal da Receita Federal José Alex Nóbrega de Oliveira da função de delegado da Alfândega do Porto de Itaguaí, do Rio de Janeiro.

O presidente da Unafisco Nacional, Mauro Silva, ressaltou que tal substituição não se coadunaria com os objetivos de fiscalização da Receita Federal, sobretudo considerando o contexto exitoso de apreensões de contrabando apresentado pelo porto. Ao contrário, quebrar esse movimento bem-sucedido seria desastroso. “Não há uma justificativa técnica para essa troca, então essa troca não pode sinalizar que aquela percepção que há de que os órgãos de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro estão sendo desmontados, como Polícia Federal, Ministério Público, essa percepção poderá ser confirmada se vier alguém para a Receita Federal não comprometida com a continuidade dos trabalhos de fiscalização de combate de lavagem de dinheiro.”

O JN também demonstrou que a substituição de José Alex não faria o menor sentido, pois o referido porto “bateu recorde de apreensão de contrabando na história do Brasil.” Segundo o Jornal Nacional, em três anos, o Porto de Itaguaí passou de porta aberta para cargas ilegais para campeão de apreensão de cargas. O número de contêineres retidos saiu de quase zero em 2015 para 250 em 2017. No ano passado, saltou para 850. “Em dinheiro, isso significa meio bilhão de reais.”

Clique aqui para assistir à reportagem do JN.

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]