Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 6 de julho de 2020 Hora Certa 02h20

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

26/06/2020 12:09:00

Hoje, às 16h, tem Webinar Unafisco: Márcio Verdi do Ciat fala sobre Medidas Tributárias pós- Covid-19 no Cenário Internacional



O secretário-executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat), Márcio Verdi, é o convidado da Unafisco Nacional para o webinar realizado pela entidade intitulado Medidas tributárias pós- Covid-19 no Cenário Internacional. O evento on-line ocorrerá na próxima terça-feira (30/6), às 16 horas, na página da Unafisco no Facebook e no canal da entidade no YouTube. A mediação será feita pelo presidente da entidade, o Auditor Fiscal Mauro Silva.

Na oportunidade, Verdi destacará os grandes desafios globais do ponto de vista tributário, em decorrência da Covid-19, haja vista os impactos na economia encontrados em todos os quatro cantos da Terra. Os efeitos da pandemia são evidentes na vida do cidadão, nas empresas de diversos segmentos e até no Estado, de um modo ou de outro. Há economistas internacionais que acreditam na criação de novos impostos para superar a crise. Outros, por sua vez, apostam na antiga “mão invisível” de Adam Smith para que tudo volte a ser como antes, ou próximo disso.

Seja como for, o que se encontra em vários países são pessoas reféns de empréstimos, cargas tributárias sendo repensadas, impostos sobre grandes fortunas enxergadas de maneiras diferentes, questão da sonegação fiscal tratada com levantar de ombros, em alguns países, e com cadeia para sonegadores, em outros. São perspectivas mundiais que estão em jogo neste momento em que Verdi certamente considerará em sua palestra.

SAIBA MAIS SOBRE CIAT E PALESTRANTE

O Ciat é uma organização internacional pública, sem fins lucrativos. Criado em 1967, ano em que o Brasil ingressa na organização, o Ciat promove cooperação internacional e intercâmbio de experiências e informações, bem como elabora estudos e oferece suporte técnico qualificado e treinamentos voltados para os seus 42 países-membros, presentes em quatro continentes (americano, europeu, africano e asiático), contribuindo para o fortalecimento de suas respectivas administrações fiscais.

Como não poderia deixar de ser, o Ciat acompanha de perto os meandros da pandemia no que diz respeito às questões tributárias. Mês passado, o Centro Interamericano lançou um importante estudo, em parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização Intraeuropeia das Administrações Tributárias (Iota), intitulado Tax Administration Responses to COVID-19: Recovery Period Planning (Respostas da Administração Tributária à COVID-19: Planejamento do Período de Recuperação). Para ter acesso à obra, clique aqui.

Participação do Ciat e Receita na OCDE. O Ciat tem contribuído para analisar tendências. Nesse sentido, ele participou, assim como a Receita Federal e outros órgãos, da seguinte publicação também da OCDE: Administração Tributária 2017: Informações comparativas na OCDE e outras economias emergentes e desenvolvidas. O livro destacou grandes avanços que a Receita Federal promovia na ocasião, como sendo “uma das seis administrações tributárias que praticam comunicação digital com o contribuinte em quantidade superior à comunicação via papel.”

MÁRCIO VERDI. E quem justamente está à frente disso tudo é o secretário-executivo do Ciat, Márcio Verdi, um economista que atuou como Auditor Fiscal de 1998 a 2004, ano em que ingressou no Ciat. Verdi trabalha intensamente dialogando com vários organismos internacionais promovendo a cooperação entre os países-membros da organização, sempre focando questões tributárias internacionais, a transparência, a ética e a tecnologia da informação aplicada na área das administrações tributárias, entre outras ações.

Em junho do ano passado, Verdi foi um dos palestrantes do Congresso Luso-Brasileiro, organizado pela Unafisco e outras entidades, para falar sobre o Panorama das Administrações Tributárias na América Latina. Clique aqui para ver o vídeo da referida apresentação no Congresso.

 

COMO PARTICIPAR

Basta acessar a página da Unafisco Nacional no Facebook ou no canal da entidade no YouTube, no dia 30, às 16 horas.

SOBRE O CICLO WEBINAR

O ciclo de Webinars O Saber Expande, promovido pela Unafisco Nacional, aposta na promoção do conhecimento de qualidade e no confronto de visões plurais e fundamentadas como fator fundamental de transformação!

 

 

Leia também:

Webinar Unafisco: Eduardo Moreira e Pondé dizem que pandemia acentuará desigualdade social no País

Webconferência: Unafisco reúne associados de várias regiões para discutir Reforma Tributária e Pert/Covid (Refis)

Webinar da Unafisco com Reinaldo Azevedo e Ladislau Dowbor tem mais de 26 mil visualizações no Facebook

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]