Unafisco - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
São Paulo, 14 de agosto de 2020 Hora Certa 10h47

ÁREA RESTRITAÁREA RESTRITA

esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da Fonte    -A   A   +A
  • Compartilhe

  • Imprimir

07/07/2020 13:10:00

Em live da Unafisco, secretário especial da Receita diz que governo trabalha com proposta de criar Imposto sobre Valor Agregado



Título: Proposta de reforma deve rever tributação sobre o consumo, diz Tostes Neto
Publicação: Poder 360
Autor: Douglas Rodrigues
Data: 6/6/2020

 

O secretário de Receita Federal, Tostes Neto, disse nesta 2ª feira (6.jul.2020) que a proposta de reforma tributária elaborada pelo governo federal terá como prioridade mudar a estrutura de tributação sobre o consumo.

“O consumo é a maior base da arrecadação, de 42% a 43% da nossa base. Praticamente do imposto de renda. Nós sabemos que o consumo é uma base regressiva. De fato, precisa ser, na minha visão, a 1ª discursão que precisa fazer para a reforma.”

Em live promovida pela Unafisco, que representa auditores fiscais, Tostes Neto disse que a intenção do governo é criar 1 IVA (Imposto sobre Valor Agregado). O novo tributo irá unir a PIS e Cofins, com alíquota única ou dual.

A intenção da equipe econômica é criar consenso com os Estados e municípios para o envio da proposta ao Congresso. Os debates atrasaram por causa da pandemia de covid-19.

O governo quer enviar sua proposta nos próximos meses. Segundo Tostes Neto, não há intenção de aumentar a carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto.

“De fato, há 1 consenso geral da necessidade de ajustes no sistema tributário. Porém, o consenso termina nesse diagnóstico. Aí cada 1 tem a sua proposta do que deve ser feito”, falou ele.

Entre as propostas, estão em estudo medidas de desoneração da folha de pagamento para o incentivo à criação de empregos.

Para isso, será necessário equalizar uma série de benefícios e incentivos no Imposto de Renda, tanto para pessoas jurídicas quanto para físicas.

Tostes Neto descarta a criação de algum imposto sobre fortunas por parte do governo. Disse, no entanto, que recebe e avalia projetos que tramitam com esse tema no Congresso Nacional.

Ainda na live, o secretário disse não é o momento de entrar na discussão da reforma tributária a revisão da Cide (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico), imposto que incide sobre a gasolina.

Assista abaixo:

 

 

 

 

 

 

Manter o elemento P

Ver todas as notícias


ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]

Valor da mensalidade da Unafisco
Para ativos e aposentados: R$ 95,56.
Para pensionistas: R$ 71,67.

Por gentileza, antes de continuar, responda à questão abaixo:

ALGUM ASSOCIADO O INDICOU PARA SE FILIAR À UNAFISCO?


SIM

NÃO

ASSOCIE-SE À UNAFISCO NACIONAL
[X]