A atuação eficiente dos Auditores Fiscais da Receita Federal na liberação das vacinas contra Covid-19 foi destaque no programa CNN Manhã, apresentado pelos jornalistas Evandro Cini e Luciana Barreto. A edição de 23/1 do noticiário trouxe entrevista com o Auditor Fiscal André Luiz Gonçalves Martins, delegado da Alfândega do Aeroporto de Guarulhos/SP, sobre a liberação de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegaram da Índia em 22/1.

O delegado detalhou os trâmites de armazenagem desde o desembarque das cargas pela companhia aérea até a armazenagem feita pela concessionária responsável, que realiza contagem dos volumes, faz pesagem e registro no sistema da Alfândega. Depois, as vacinas passam por uma licença de importação.

Para acelerar o processo, a Receita Federal analisou previamente a documentação de importação das vacinas, emitida pela Fiocruz. O delegado da Receita André Martins também explicou que havia um Auditor Fiscal de plantão para cuidar, após os procedimentos de armazenagem, do processo de desembaraço, garantindo que as vacinas fossem liberadas rapidamente para serem encaminhadas a seus destinos.

Mais uma vez, os Auditores Fiscais da Receita Federal demonstram para a sociedade o papel fundamental que desempenham no combate à pandemia da Covid-19. Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional das Aduanas (26/1), a Unafisco Nacional reforça o compromisso constante da entidade pela valorização da Classe e aproveita para parabenizar os Auditores Fiscais pelo trabalho exemplar.

Confira abaixo a participação de André Martins no CNN Manhã: