A Unafisco Nacional participou, em 14/10, de reunião on-line realizada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a entidade faz parte. Representando a Unafisco, marcaram presença o 1º vice-presidente, Auditor Fiscal Amilton Paulo Lemos; e o 2º vice-presidente, Auditor Fiscal Marco Aurélio B. de Azevedo. Na ocasião foram abordadas ações do fórum contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) e PEC 23 (calote nos precatórios).

Durante a reunião, as entidades avaliaram o contexto atual para definir as próximas estratégias em defesa dos servidores, considerando inclusive as eleições de 2022. Desse modo, o momento é de reforçar o peso político da PEC 32 para pressionar os parlamentares a não pautarem a votação da proposta.

Entre as iniciativas encaminhadas contra a PEC 32, que está pronta para entrar em plenário do Congresso Nacional, o Fonacate ainda ampliará mobilizações das entidades em aeroportos e na Câmara, além de reforçar campanhas na Globo News e nas redes sociais.

Em relação à PEC 23, foi pontuado que  o Fonacate está com uma campanha vigente, intitulada Calote não é a solução. Um dos objetivos é ressaltar a ameaça que a proposta traz para a segurança jurídica no País, uma vez que a PEC trata do parcelamento por dez anos do pagamento das dívidas da União com pessoas físicas, jurídicas, Estados e municípios. Tais dívidas foram reconhecidas em decisões judiciais definitivas.

 

Com informações do Fonacate.