Auditores Fiscais da Receita Federal e uma pensionista, de Divinópolis/MG, doaram a entidades hospitalares da região capacetes Elmo. Este é um equipamento de respiração assistida para tratar pacientes com quadro moderado ou inicialmente grave de Covid-19.

Em um gesto de solidariedade, o grupo pesquisou detalhes sobre o dispositivo de suporte ventilatório. Foram desde a fabricação, preço, prazo de entrega até o funcionamento. Com essas informações, iniciaram campanha de arrecadação de valores entre os Auditores Fiscais da localidade, a fim de adquirir o máximo de unidades do equipamento.

Movidos pela vontade de salvar vidas, eles conseguiram arrecadar perto de R$ 7.400,00, valor que foi entregue à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em Divinópolis, credenciada para aquisição e repasse do dispositivo a estabelecimentos hospitalares de Divinópolis e região.

Sobre o dispositivo. O Elmo foi desenvolvido em abril do ano passado no Ceará, a partir de parceria público-privada. Com eficácia comprovada após passar por testes clínicos, obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo informações do governo estadual cearense, o dispositivo não invasivo melhora a capacidade respiratória, reduzindo em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O item pode ainda ser desinfetado e reutilizado. Saiba mais aqui.