O primeiro vice-presidente da Unafisco Nacional (licenciado), Auditor Fiscal Kleber Cabral, participou, em 26/7, do almoço de confraternização promovido pela Delegacia Sindical do Grande ABC (DS/Grande ABC-SP) do Sindifisco Nacional. O evento foi realizado na sede da DS local, em Santo André/SP. Estiveram presentes Auditores Fiscais da região, bem como de São Paulo/SP e de Santos/SP.

Na ocasião, Kleber Cabral fez uso da palavra enfatizando questões em prol da defesa do serviço público. Nesse sentido, Kleber colocou em relevo o grande exemplo do senador Major Olimpio, parlamentar que faleceu em março do ano passado, que se destacou por lutar pelas causas relacionadas à Receita Federal, entre outras tantas de interesse público. Da mesma forma, Kleber lembrou do deputado Arnaldo Faria de Sá, que faleceu em junho deste ano. O vice-presidente da Unafisco licenciado ressaltou o legado de luta pelos pleitos dos aposentados e pensionistas, bem como por bandeiras defendidas pelos Auditores Fiscais da Receita Federal. “Cada um à sua maneira foi um ícone na defesa do serviço público. Infelizmente perdemos esses grandes apoiadores.  O que nos motiva muito é podermos ter a responsabilidade de dar sequência a esse legado da defesa do serviço público em geral”, afirmou.

Kleber fez uma breve exposição a respeito de vários pontos específicos que envolvem o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal. Ele enfatizou, por exemplo, a dificuldade que existe de o Fisco ser valorizado, por mais que ocorram recordes de arrecadação, por mais que os Auditores Fiscais combatam fortemente os crimes de contrabando e descaminho, através de um brilhante trabalho de inteligência e fiscalização. Ainda disse que “precisamos de união entre os Fiscos para juntos defendermos uma Administração Tributária promotora de justiça fiscal e valorizada.”

Anfitrião do evento, o Auditor Fiscal Elder Pereira da Silva, presidente da DS/Grande ABC-SP, disse ser importante que haja representantes dos Auditores Fiscais nas Casas Legislativas para defender os interesses da Classe, bem como para discutir a reforma do sistema tributário. “Precisamos ter representantes no parlamento para construir esta agenda tão cara e necessária à sociedade brasileira. Queremos um sistema progressivo. Outra questão fundamental é a falta da correção na tabela do Imposto de Renda (…).” E acrescentou: “temos pontos importantes para ver em pauta, como o acordo governamental de 2016, gratificação que até hoje não foi regulamentada, a recuperação do orçamento da receita cortado em 50% (…).” Pouco antes de iniciar a confraternização, Kleber foi entrevistado pelo jornal ABC Repórter.

Mais presenças. O evento contou também com as presenças dos Auditores Fiscais Marcus Dantas; Elias Carneiro Junior (presidente da DS/Santos); Paulo Oshiro (presidente da DS/São Paulo); e Eduardo Selio Mendes (ex-presidente em seis oportunidades e fundador da DS/Grande ABC).  Ainda marcaram presença diretores do Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp) e diretores de entidades do Fisco municipal de Santo André e de São Bernardo do Campo.