02102017_15-encontro.jpg

O vento agradável que vem da Praia de Muro Alto alcança os participantes do 15º Encontro Regional dos Associados da Unafisco — Alagoas, Paraíba e Pernambuco — em Porto de Galinhas/PE, enquanto tomam um café da tarde especialmente pensado para ocorrer na companhia dos amigos e familiares. O evento foi no Summerville Beach Resort, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2017.

Entre os presentes, há três convidadas que têm em comum mais do que o primeiro nome. Elas possuem uma bela história de amizade que vem sendo cultivada nos eventos da Unafisco. Em sentido horário, estão sentadas as amigas Maria José, Maria Graciete e Maria dos Anjos. Apesar de vivermos num mundo onde tudo é tão efêmero, inclusive boa parte dos relacionamentos, as duas primeiras estão bem próximas de completar cinquenta anos de amizade, o que, convenhamos, é um privilégio que poucos alcançam. Os encontros da Unafisco são assim: organizados da melhor forma possível para manter esses contatos vivos e ativos. Por isso, Maria dos Anjos fica antenada nas divulgações da entidade para ver as datas das inscrições e garantir sua participação nos eventos.

No ambiente ao lado, Mario Mello, secretário-geral da Representação Pernambuco da Unafisco, encantou os presentes ao tocar piano de forma magistral. Segundo ele, “o importante do músico é interpretar, isso é o que dá alma à música.” Nem precisava explicar, Mario. Só de ouvir você tocar, todos ficam maravilhados com o seu talento, que deu vida às melodias de Nelson Gonçalves (a volta do boêmio) e Angela Maria (Ave Maria no morro), entre outros grandes nomes da música brasileira que foram devidamente escalados pelo pianista.

Programação. Antes do mar e da areia, os convidados assistiram à explanação do vice-presidente da Unafisco Nacional, Amilton Paulo Lemos, que apresentou a entidade ao auditório. Depois dele, vieram as exposições das diretorias de Convênios e Serviços; da Coordenação das Representações Regionais e de Assuntos Jurídicos.

Também fizeram uso da palavra os diretores da Unafisco Nacional César Urbano Corrêa (Eventos Associativos, Recreativos e Culturais) e Ivaldo Helvio Pinto Rêgo (Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social). O primeiro passou todas as orientações necessárias para os presentes aproveitarem ao máximo o resort cinco estrelas. Ivaldo, por sua vez, destacou que o evento “se tornou inesquecível para todos nós,” em razão da presença de tantos associados e familiares.

O presidente da Representação PE da Unafisco, Marcelo Vieira Paes, comentou sobre diversos benefícios que podem ser obtidos pelos associados da região, como o convênio firmado pela entidade com a escola de idiomas CNA. Ele ainda citou as presenças de outros diretores da representação como Fredson Leça Viana (vice-presidente), Mario de Mello, João Câncio (Finanças e Contabilidade), e Maria do Socorro de Luna Perrelli (Eventos).

Palestras. Amilton compartilhou datas, números e fotos. Ele disse que a Unafisco passou a ter abrangência nacional em 2006. Segundo ele, hoje a entidade está com quase 11 mil associados. A foto dos funcionários que trabalham na Sede Administrativa, localizada em São Paulo, também foi apresentada pelo vice-presidente, assim como um mapa com a relação das quase 40 representações da Unafisco espalhadas pelo País, entre outros pontos.

O diretor-adjunto de Convênios e Serviços, Carlos Alberto Ramos G. Pacheco, fez a exposição dos principais convênios oferecidos pela entidade aos associados. Ele inicialmente destacou a Fiança Locatícia e o Consórcio de Veículos. Este último, segundo ele, possui a menor taxa de administração do mercado: apenas 5%. Carlos Alberto ainda destacou o plano de Saúde Unimed, o seguro de vida Mapfre e o convênio com a TIM, que oferece excelentes planos, inclusive com Iphone 7 no pacote, entre outros.

Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo, diretor de Coordenação das Representações Regionais, comentou sobre a bem-sucedida experiência da Unafisco de realizar reuniões com os representantes que integram a mesma região do País, como a que ocorreu em agosto na região Nordeste. Uma das ideias que surgiram nessas reuniões, segundo Baumgarten, foi a criação do grupo mais recente do Consórcio de Veículos, com valores de referência de automóveis mais em conta.

O diretor de Assuntos Jurídicos, Luiz Antonio Benedito, focou sua apresentação em duas importantes ações: GAT e Gifa. Isso porque houve muito interesse dos presentes em tirar dúvidas sobre essas questões. Em relação à GAT, explicou que a Unafisco Nacional ingressou em 28/3/2007 com ação condenatória contra a União buscando os efeitos remuneratórios da incorporação da GAT (Gratificação de Atividade Tributária) e seus reflexos nas demais parcelas vencimentais, em favor dos associados ativos, aposentados e pensionistas. A tese da Unafisco sustenta que a gratificação “possui natureza de vencimento básico, pois não apresentou pagamento condicionado ao cumprimento de metas.”

Luiz Benedito ainda lembrou da decisão de dois anos atrás, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) consolidou a vitória da Unafisco Nacional nessa ação. “Por meio de decisão monocrática, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do STJ, negou provimento ao recurso especial nº1460528 interposto pela União, mantendo integralmente o acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).”

Após as palestras, todos participaram de um belo jantar oferecido pela Unafisco Nacional. O vice-presidente da Representação Pernambuco, Fredson Leça Viana, disse que diversos fatores contribuíram para o sucesso do evento como “o congraçamento, as amizades, o clima e o local, tudo calmo e tranquilo”, na devida paz. Que os bons ventos continuem a soprar sobre nós, e que possamos encontrar você num próximo encontro. Até lá.