O presidente da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Mauro Silva, participou do Café com Parlamentares, realizado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a entidade faz parte. O evento ocorreu no dia 21/3, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Na pauta, as prioridades do funcionalismo.

Estiveram presentes os deputados federais Érika Kokay (PT/DF), Alice Portugal (PCdoB/BA), Delegada Adriana Accorsi (PT/GO), Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP), e Chico Alencar (PSOL/RJ).

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, falou sobre a necessidade de regulamentar a Convenção 151 da Organização Internacional de Trabalho (OIT) e de avançar nas discussões sobre o mandato classista com ônus para a Administração, visando à sobrevivência da representação sindical.

A deputada Érika Kokay, cujo gabinete apoiou a realização do evento, ressaltou que, após anos de enfrentamento e resistência a projetos de destruição do Estado, é hora de erguer novas estruturas. “Essa negociação do reajuste foi a mais rápida da nossa história, mas precisamos ter na nossa legislação a obrigatoriedade das negociações permanentes, das negociações anuais.”

Para a deputada Alice Portugal, é preciso caminhar “para um processo de valorização das carreiras e do próprio serviço público. Um País que não tem um Estado organizado não consegue servir ao seu povo, muito menos definir o seu perfil como nação.”

Já a deputada Delegada Adriana Accorsi também defendeu a valorização dos servidores. “São os homens e mulheres à frente das políticas públicas. São eles que constroem o nosso país cotidianamente.”

A expectativa do Fonacate é organizar outros eventos como esse, ao longo do ano, para ampliação do diálogo com o Congresso Nacional. O Café com Parlamentar teve apoio da Pública Central do Servidor.


Com informações do Fonacate.