A Unafisco Nacional participou, em 19/5, da assembleia do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap). Marcou presença o conselheiro de gestão da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Eduardo Artur Neves Moreira, que é também primeiro vice-presidente do Mosap.

Foi dito na oportunidade que as homologações das candidaturas à Presidência da República são esperadas para que as respectivas assessorias políticas respondam ao pedido de reunião feito pelo Mosap. O objetivo principal dos encontros com os candidatos é entregar a cada um deles o Manifesto Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e seus Pensionistas. Elaborado pelo Mosap, com participação de Eduardo Moreira na redação da minuta, o documento visa sensibilizar os presidenciáveis das eleições de 2022 acerca das principais reivindicações dos aposentados e pensionistas do funcionalismo.

Na reunião, foi aprovada a entrega do Manifesto também aos parlamentares que compõem a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados. O ato ocorrerá na reunião da CLP a ser realizada em 26/5, em Brasília/DF.

Ao fazer uso da palavra, Eduardo Moreira enalteceu o trabalho parlamentar realizado por servidores aposentados e ativos no Congresso Nacional e apresentou os três pontos a seguir que, segundo ele, devem ser priorizados: aprovação da PEC 555/2006, que visa a extinguir a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas; aprovação da PEC 63/2013, com retorno do quinquênio a todos os funcionários públicos federais ativos e aposentados; e a luta pela paridade de aposentados e pensionistas do serviço público. “Todas essas reivindicações são de suma importância para a valorização e estabelecimento de justiça para todos nós. Suas aprovações são fundamentais para o restabelecimento da nossa dignidade”, disse Moreira.

Ainda durante a reunião, os participantes foram informados que na próxima semana haverá divulgação da data e local do Encontro Nacional do Mosap, a ser realizado em agosto deste ano.

A próxima reunião do Mosap está marcada para o dia 23 de junho.