A Unafisco Nacional, representada pelo Auditor Fiscal Eduardo Artur Neves Moreira, participou em Brasília/DF, na última terça-feira (7/2), da primeira reunião de 2023 organizada pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), a qual ocorreu de modo presencial e on-line. Segundo Moreira, entraram na pauta a discussão de ações no Congresso Nacional, considerando a abertura do novo ano legislativo e a nova composição do Congresso Nacional, bem como a redação de manifesto sobre a reabertura das negociações com o governo, entre outros itens.

“A expectativa e esperança é de que os novos ocupantes do Legislativo possam vir a reduzir os efeitos negativos das políticas que nos têm prejudicado sensivelmente, principalmente a partir da instituição da abusiva cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos aposentados e pensionistas do serviço público”, diz Moreira.

Na oportunidade, ainda foi aprovado, por unanimidade, um manifesto redigido por Eduardo Moreira, após oportunas sugestões dos representantes de entidades filiadas ao Mosap, que considera a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente do governo com os servidores federais.

O documento diz que o Mosap se solidariza “com todos os que, neste momento, procuram dar visibilidade e reconhecimento ao Serviço Público Federal, solicitando que, diante da atual situação financeira que os vem agredindo, sejam adotadas as medidas necessárias à recomposição de seus proventos, de forma a cobrir as perdas inflacionárias e à constante luta pela extinção da contribuição previdenciária de todos os aposentados e pensionistas do Serviço Público.”

A próxima reunião do Instituto Mosap será dia 14 março.