A Unafisco Nacional participou, em 20/7, da assembleia remota do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap). Marcou presença o conselheiro de gestão da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Eduardo Artur Neves Moreira, que é também primeiro vice-presidente do Mosap.

Um dos temas do encontro foi a reformulação do site do Mosap. A empresa responsável pelo projeto apresentou às entidades detalhes da nova página na internet, que terá acesso facilitado aos sites das afiliadas do Mosap e do Congresso Nacional, através de links. Os participantes da reunião deram sugestões a fim de aprimorar a proposta. “Tive a oportunidade de elogiar o trabalho apresentado, que nos permitirá uma integração maior e manter interação com os senhores deputados federais e senadores, proporcionando-nos uma maior visibilidade e possibilidade de conduzir pleitos ao parlamento”, disse Moreira.

No decorrer da reunião, os participantes também abordaram as ações desenvolvidas pelas entidades contra a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa), que precarizará o serviço público. Entre os principais pontos da matéria legislativa que preocupam os servidores estão o fim da estabilidade para aqueles que não forem carreiras típicas de Estado e a criação de cargos de liderança, os quais poderão ser nomeados livremente, sem o critério de ocupação por servidor concursado.

Atualmente, a PEC 32 está em tramitação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que prosseguirá com as atividades após o recesso parlamentar.