O Instituto Mosap, do qual a Unafisco Nacional faz parte, realizou o 16º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, em 31/8, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento, que reuniu 600 participantes, debateu medidas em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas do serviço público.
Entre outros, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, e o Auditor Fiscal Eduardo Artur Neves Moreira, representando a Unafisco Nacional. Em sua fala, ele, que é também primeiro vice-presidente do Mosap, apresentou breve histórico a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006, tema principal do Encontro, que visa extinguir gradativamente a injusta cobrança de contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas.
Eduardo Moreira mencionou o trabalho desenvolvido, no decorrer dos últimos anos, pela Unafisco Nacional e outras entidades representativas dos servidores públicos, em prol da aprovação da referida matéria. A PEC 555 está pronta para votação pelo plenário da Câmara dos Deputados, somente dependendo de ser incluída na Ordem do Dia da Casa. “Mencionei que o momento é oportuno, considerando a proximidade do pleito eleitoral, ocasião em que os parlamentares e os políticos em geral estão mais sensíveis a ouvir os pleitos de seus eventuais eleitores.”
O Auditor Fiscal George Alex Lima de Souza, diretor de Defesa Profissional e Assuntos Técnicos licenciado da Unafisco Nacional, que concorre ao cargo de deputado distrital (clique aqui para saber mais), também participou do evento. Ele manifestou apoio às reivindicações dos aposentados e destacou a importância da solidariedade entre os servidores públicos.
Vídeos. Durante o Encontro, foram exibidos vídeos de campanhas do Mosap acerca da valorização do voto de servidores públicos aposentados e pensionistas e da relevância das pessoas com mais de 70 anos votarem.
Ainda foi exibido vídeo em homenagem ao ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá, falecido em junho deste ano. Faria de Sá deixou legado de luta pelos pleitos dos aposentados e pensionistas. Entre outros projetos de interesse do serviço público dos quais participou, ele coordenou e foi um dos fundadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, criada em 2016 para debater a necessidade da Reforma da Previdência, à época, em tramitação no Congresso Nacional.
Eleições Gerais 2022. No evento, foi ainda abordada a importância de eleger candidatos comprometidos com as causas de interesse dos servidores públicos aposentados e pensionistas.