O Privilegiômetro Tributário retomou as ruas da capital federal esta semana, após uma pausa de um mês devido às restrições de circulação impostas para o combate à pandemia. O Distrito Federal já registra crescente movimento com o início da CPI da Covid e, paralelamente, audiências públicas sobre a Reforma Administrativa começaram a ser agendadas. O cenário permanece de reforço aos ataques infundados contra os servidores públicos e com pouco espaço para alternativas fundamentadas.

A iniciativa da Unafisco caminha justamente nesse sentido, e pretende sensibilizar governo, parlamentares e opinião pública para a necessidade de um debate nacional para obtenção de recursos necessários à retomada do desenvolvimento econômico, sem que sejam necessários ainda mais cortes contra quem mais precisa. Toda a campanha é baseada em estudos realizados pela entidade ao longo do ano de 2020 e atualizados no início de 2021. Saiba mais em Privilegiômetro Tributário.

Sobre a Ação: O foco da ação está na rota parlamentar com o maior sequencial de mega painéis de LEDs da América Latina, dentro do Aeroporto de Brasília. A intenção é alertar para a alternativa de recuperação de recursos gastos com subsídios sem retorno, que passará dos R$ 315 bilhões em 2021, somente na esfera federal, número muito maior do que quaisquer medidas de arrocho fiscal previstas na PEC Emergencial, por exemplo. São 5 painéis de LED dentro da área da Infraero do Aeroporto Internacional de Brasília. As peças estão posicionadas em rota obrigatória de quem chega ou deixa Brasília e ocupam o ranking de maior da categoria em toda a América Latina.

O Aeroporto de Brasília se consolidou durante a pandemia e fixou posição com o segundo mais movimentado do país. Atualmente atende 39 cidades brasileiras e dois destinos no exterior. É o único terminal aéreo com ligação para todas as capitais do Brasil, possibilitando, além do acesso aos principais centros urbanos, uma conexão com o interior. Além do impacto massivo para parlamentares, lideranças políticas e institucionais a ação já pautou veículos de imprensa sobre o tema e tem ajudado nas ações parlamentares.

Painéis de LED: A campanha de mídia externa utiliza o formato Painel de LED (Painéis com dimensões maiores e formatos de vídeos randômico com entradas de 15s) . Serão duas artes distribuídas por cinco peças, mostrando a desigualdade social agravada pela manutenção de privilégios tributários sem acompanhamento.  As veiculações serão todas as terças e quintas-feiras, dias de intensa movimentação de chegadas e partidas da cidade.