Aproveitando o afloramento das discussões políticas com as eleições presidenciais, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) promoveu nos dias 1 e 2 de agosto o seminário “Os Desafios para o Próximo Governo: Justiça Fiscal e Combate à Sonegação e à Corrupção”.

Composto por cinco painéis, os palestrantes convidados debateram temas como transparência e combate à sonegação e à corrupção, a experiência de forças-tarefas como a Lava-Jato, a reforma da Previdência e a reforma tributária.

Na opinião do presidente da Unafisco, Kleber Cabral, a questão fiscal será o maior desafio dos próximos anos. “O governo tem um desafio enorme em relação ao déficit fiscal e à operacionalização da reforma tributária.”

O objetivo da Unafisco ao promover o seminário, com o apoio do Ministério Público, membros do Judiciário, o meio acadêmico e os fiscos estaduais, foi estabelecer de fato um diálogo com a sociedade em busca de soluções para a melhoria do país.

A última etapa do evento contou com uma sabatina temática com o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) a respeito de assuntos tributários de interesse para o Estado e para a sociedade. A mediação ficou à cargo do jornalista e apresentador do Jornal da Record News, Heródoto Barbeiro.