A Unafisco Nacional informa que a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia (ME) lançou um projeto-piloto visando facilitar a Prova de Vida anual (recadastramento) por meio do celular. A iniciativa, divulgada em 24/11, contempla aposentados, pensionistas e anistiados atendidos pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) do ME.

Nesta fase inicial de implementação do recurso, será selecionado um grupo de 10 mil pessoas para participar do projeto. Elas serão notificadas a realizar a Prova de Vida Digital, feita por meio de biometria facial no aplicativo Meu gov.br. Os beneficiários precisam ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para realizar o procedimento. Quando a função estiver disponível para todos, não será mais necessário se deslocar até uma agência bancária para realizar o recadastramento anual.

A previsão do Ministério da Economia é que o recurso futuramente seja estendido a 700 mil usuários. Mesmo para quem não faz parte do primeiro grupo do projeto, é possível acompanhar a situação de seu recadastro pelo aplicativo Sigepe Mobile, no qual também é possível obter o comprovante da realização e receber notificações sobre prazos.

Para quem foi selecionado para participar do piloto, a SGP elaborou um passo a passo para orientar sobre o procedimento. As instruções estão disponíveis neste link.