Foto: Divulgação/Receita Federal
Título: Receita Federal localiza 670 kg de cocaína no Porto de Santos, SP
Publicação: G1
Data: 15/12/2020

A Receita Federal localizou 670 kg de cocaína em uma carga de café em grãos no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (15). O carregamento era destinado ao Porto de Gioia Tauro, na Itália.

De acordo com a Alfândega de Santos, equipes realizavam ação de rotina, quando localizaram a droga escondida em meio à carga para exportação. Os grãos de café estavam acondicionados em ‘big-bags’.

A carga foi selecionada para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante a inspeção, o cão farejador da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de drogas.

Após a sinalização, a droga foi localizada e interceptada pelo Fisco. Toda a cocaína foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Receita.

Até a primeira quinzena de dezembro, já foram apreendidos 17.640 kg de cocaína no Porto de Santos. Ainda nesta terça-feira, durante a madrugada, três pessoas foram presas por tráfico internacional de drogas, durante uma operação conjunta realizada pela Receita Federal, Polícia Federal e pelo Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar de São Paulo (Baep). De acordo com as autoridades, na ação, foram apreendidos 360 kg de cocaína, que seriam levados para a Nigéria.