Em reconhecimento à atuação parlamentar do senador Major Olimpio, o Senado Federal concederá anualmente a Comenda Major Olimpio, destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços nas áreas de Segurança Pública e de Direitos Humanos.

A iniciativa, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), que apresentou Projeto de Resolução com tal finalidade, prevê ainda a entrega de diploma de menção honrosa aos agraciados.

O senador Major Olimpio faleceu em 18 de março deste ano, em decorrência de complicações da Covid-19. Além de questões de interesse público, o congressista destacou-se por lutar pelas causas relacionadas à Receita Federal. Um exemplo disso foi quando atendeu ao chamado da Unafisco Nacional e da DEN do Sindifisco Nacional, apresentando emendas para retirar do ordenamento jurídico brasileiro a possibilidade de extinção de punibilidade para os crimes contra a ordem tributária, que atualmente ocorre com o pagamento do tributo devido.

Recentemente, o parlamentar esteve mais uma vez ao lado da Classe, durante a tramitação no Senado da PEC 186/2019 (PEC Emergencial). Na ocasião, ele também acolheu pleito dos Auditores Fiscais ao apresentar emenda elaborada pela DEN do Sindifisco Nacional, que visava manter vinculação de receitas para atividades da Administração Tributária.