A Representação Pernambuco da Unafisco Nacional realizou, em 8/10, evento para celebrar a reabertura da sede em Recife/PE e o retorno das atividades presenciais.  Foi o primeiro encontro dos Auditores Fiscais associados da Unafisco no Estado, desde o estabelecimento de medidas de distanciamento social durante a pandemia de Covid-19. Com o avanço na vacinação, o poder público local flexibilizou as restrições para permitir a realização de eventos com presença de público.

Recepção. Na noite anterior à reabertura da sede da Representação/PE, a diretoria local organizou jantar de recepção aos Auditores Fiscais membros da Diretoria Nacional da Unafisco Nacional Mauro Silva (presidente) e Carlos Alberto Ramos Pacheco (Convênios e Serviços). A confraternização ocorreu no restaurante Catamaran, localizado no Cais de Santa Rita, na capital pernambucana.

Pela Representação de Pernambuco, participaram os Auditores Fiscais Maria do Socorro de Luna Perrelli (presidente); Marcelo Vieira Paes (vice-presidente); Manoel José Cabral Moraes (secretário geral); Alexandre de Andrade Fonseca (primeiro-secretário); João Câncio da Costa Ferreira Filho (Finanças e Contabilidade); Glória Maria de Aguiar Guedes (Convênios e Serviços);  Fredson Leça Viana (Eventos Associativos, Recreativos e Culturais); e Luiz Gonzaga Ferreira Filho (diretor-suplente de Finanças e Contabilidade).

Reabertura. Um culto ecumênico celebrou a reabertura da sede da Representação/PE, em 8/10. Mensagens de fé e gratidão a Deus foram proferidas pela presidente da Federação Espírita Pernambucana, Maria Cristina Pires Santos; pelo pastor Glaucio Luciano; e pelo diácono Antônio Oliveira. Perto de 50 pessoas estiveram presentes.

Na sequência, Mauro Silva falou sobre a atuação da Unafisco em defesa dos interesses da Classe. O presidente destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Associação para combater o calote nos precatórios proposto na PEC 23.  Também enfatizou os malefícios da PEC 32 (Reforma Administrativa) para os servidores públicos e, em especial, para os Auditores Fiscais. Ambas as propostas encontram-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

Audiência Pública. O presidente da Unafisco também falou do Projeto de Lei (PL) 2337/21, que trata de alterações do Imposto sobre a Renda. A matéria já sofreu tanto revés que acabou sofrendo deformações. Recentemente, a Unafisco Nacional foi citada por doutores em Administração e Sociologia Política como referência no debate sobre o referido PL. O texto encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, onde serão realizadas audiências públicas para discutir o tema. O presidente da Unafisco está entre os convidados a serem ouvidos pelos senadores.

Por sua vez, o diretor Carlos Alberto Ramos Pacheco apresentou vasta lista de convênios que a entidade mantém com diversas empresas, detalhando os benefícios oferecidos por elas aos associados. Como exemplo, ele citou as vantagens do novo Plano de Saúde da Unafisco Nacional Unimed CNU. Falou da Fiança Locatícia, do Consórcio de Veículos e do Seguro de Vida, entre outras vantagens. Clique aqui para ver outros convênios em diversos segmentos.

Maria do Socorro Perrelli destacou que a felicidade demonstrada pelos associados durante a reabertura servirá de incentivo para organização de outras atividades presenciais. O planejamento, segundo ela, é realizar encontros mensais e retomar os passeios. E, no fim do ano, promover a “tão esperada Festa Natalina.”

Um coquetel encerrou a programação. Por causa das normas sanitárias vigentes durante a pandemia, optou-se pelo uso de embalagens individuais.