Desde 3/6, os servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas, que desejarem acessar via smartphone informações funcionais, cadastrais ou financeiras, devem utilizar o aplicativo SouGov.br. Isso porque o Sigepe Mobile, que oferecia esses serviços, foi desativado nessa data.

O SouGov.br foi lançado pelo governo federal em maio deste ano. Ele está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Play Store (para sistema Android) e App Store (para sistema IOS).

Além dos serviços que já eram acessados pelo Sigepe Mobile, como visualização de contracheque e alteração de dados de cadastro, o SouGov.br traz novas funcionalidades. Entre as funções inéditas estão a solicitação de auxílio-transporte, que era feita por formulário, e prova de vida digital, evitando que aposentado e pensionista tenham que se deslocar até uma instituição bancária para fazer o recadastramento anual.

Conta no portal Gov.br. Para navegar no aplicativo SouGov.br, é necessário criar, previamente, conta no portal https://www.gov.br/pt-br. Se ainda não tem esse cadastro, siga o passo a passo abaixo:

1) Acesse: acesso.gov.br;
2) Clique no botão verde “Crie sua conta gov.br”;
3) Escolha uma das 6 opções de cadastro que aparecerão na tela;
4) Preencha o formulário on-line até o final.

Mais informações sobre como criar login e senha para o aplicativo SouGov.br podem ser encontradas neste vídeo explicativo ou neste link. Os serviços do dispositivo móvel SouGov.br também continuam disponíveis para acesso pelo computador, por meio do Portal do Servidor.


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