Sábado (27/2) é dia especial para a Classe por dois motivos. Primeiro, porque nele comemoramos o Dia do Auditor Fiscal da Receita Federal. Lembrança mais do que merecida. Os Auditores conseguiram aprimorar a atuação no difícil terreno da pandemia, entre outros destaques, ao exercerem atividade essencial, como liberação de cargas, em portos e aeroportos, sem falar do combate implacável à sonegação, à corrupção, às drogas.

Segundo, o dia é memorável porque foi nessa data que ocorreu, em assembleia, a fundação da Unafisco Nacional. Viu-se então nascer, naquele dia de 1970, uma entidade totalmente ligada às causas dos Auditores Fiscais. Na ocasião, deliberando com os colegas, estava o atual 2º vice-presidente da Unafisco, o Auditor Fiscal Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo, na época com 29 anos de idade. Ele é quem está sem óculos, em uma das fotos preciosas e históricas que temos o prazer de compartilhar aqui. A escritora Susan Sontag (1933–2004), em seu livro Sobre Fotografia, disse que “fotos podem ser mais memoráveis do que imagens em movimento, porque são uma nítida fatia do tempo, e não um fluxo. A televisão é um fluxo de imagens pouco selecionadas, em que cada imagem cancela a precedente. Cada foto é um momento privilegiado (…).”

A partir daquele mesmo ano foram criadas representações pelo País. A Seccional São Paulo foi estabelecida na assembleia de 1º de abril de 1970, com 121 associados, elegendo o Auditor Fiscal Amaury Maciel como presidente (Auditor de óculos, na outra histórica foto). Essa Seccional posteriormente tornou-se a Unafisco Nacional.

A entidade parabeniza a todos os Auditores Fiscais da Receita pela data tão especial. E agradece a todos os associados que contribuíram, no passado, e a outros tantos que se empenham hoje para manter vivo o legado da Classe, por meio da Unafisco Nacional, que completa dia 27 de fevereiro 51 anos.