A Unafisco Nacional acaba de lançar o vídeo Privilégios Tributários: O Brasil tem dinheiro! É mais uma iniciativa da campanha promovida pela Unafisco, que apresenta o referido tema para ser debatido com governo, parlamentares, toda a sociedade, seja por meio de eventos on-line, seja através de diversos canais de imprensa.

Um dos principais objetivos da campanha é alertar que a estimativa do valor dos privilégios tributários para 2021 é de, aproximadamente, R$ 315 bilhões, somente na esfera federal. Apenas os dez maiores privilégios representam 78% desse montante. Entre eles estão a isenção de lucros e dividendos, os Refis, a não instituição do Imposto sobre Grandes Fortunas e a desoneração da folha de salários.

Realidades díspares: daí o vídeo contrastar a dura realidade que existe entre os privilegiados (em suas mansões, carros luxuosos, iates, jatinhos, etc.) e os que vivem em favela de palafita, por exemplo. Acabando com os privilégios tributários haverá recursos para o enfrentamento da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, permitindo o pagamento do auxílio emergencial sem recorrer ao arrocho nos que sempre pagam a conta, como os servidores públicos, que já pagaram um alto preço na Reforma da Previdência. Haverá investimentos voltados para o fortalecimento do Estado brasileiro, que manterá, por exemplo, uma administração tributária em constante desenvolvimento, para que os devidos recursos cheguem aos cofres públicos.

O que são Privilégios Tributários? São aqueles gastos concedidos a setores ou parcelas específicas de contribuintes, sem que exista contrapartida adequada, notória ou comprovada por estudos técnicos, que atestem algum benefício para a ordem econômica e social projetada em nossa Constituição. Saiba mais em http://www.privilegiometrotributario.org.br/.

Veja aqui a campanha em Brasília.

Abaixo, assista ao vídeo.