O presidente da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Mauro Silva, é um dos signatários da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. O documento, criado por iniciativa de juristas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), afirma que “independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.”
Diante do contexto de ameaça à democracia pelo qual passa o País, uma entidade antiga e tradicional como a Unafisco Nacional não poderia silenciar-se. Ao contrário. Ela precisa aliar-se àqueles que defendem a democracia. “E isso está não somente fundamentado na consciência dos Auditores Fiscais, de todos os nossos associados, mas também alicerçado no próprio Estatuto da entidade, artigo 3º incisos II e XI. “A democracia esta sendo atacada. Lutar contra isso está acima de qualquer ideologia”, disse o presidente da Unafisco.
Quando não há democracia não há respeito às instituições, nem às carreiras de Estado, como a dos Auditores Fiscais. Por isso, ao defender a democracia, defendemos a atuação livre do Auditor Fiscal dentro de um Estado Democrático de Direito. Daí ser importante que uma entidade como a Unafisco Nacional apoie esse documento. “Sem democracia não há respeito às carreiras de Estado”, diz Mauro Silva.
Em seu discurso de posse da Diretoria da Unafisco Nacional, gestão 2022/2025, o presidente Mauro Silva, que assina a referida carta como presidente da Unafisco, como ex-aluno da USP, instituição na qual cursou bacharelado e doutorado em Direito, e também como brasileiro e pai, afirmou na oportunidade que “a democracia não é sempre bonita. Mas é por meio dela que, pouco a pouco, vamos adiante sem chance de retorno.”
Você também pode assinar a carta. A carta será lançada oficialmente no próximo dia 11 de agosto, no Largo São Francisco, em São Paulo/SP. Para assiná-la, clique aqui.
Leia também:
Unafisco adere à Carta em Defesa da Democracia
O Globo (Editorial): Manifesto da USP é antídoto contra ataques antidemocráticos de Bolsonaro
Estadão: Carta em Defesa da Democracia conta com mais de 165 mil assinaturas
Estadão: Febraban assina manifesto e endossa reação da sociedade em defesa da democracia
Nota Pública: Entidades repudiam ataques ao sistema eleitoral brasileiro