A Unafisco Nacional participou, em 12/4, da assembleia do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap). Marcou presença o conselheiro de gestão da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Eduardo Artur Neves Moreira, que é também primeiro vice-presidente do Mosap.

Na oportunidade, os participantes da reunião foram informados sobre o envio do Manifesto Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e seus Pensionistas aos gabinetes de deputados federais e senadores. Elaborado pelo Mosap, com participação de Eduardo Moreira na redação da minuta, o documento visa sensibilizar os parlamentares acerca das principais reivindicações dos aposentados e pensionistas do funcionalismo, como o respeito à paridade e a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006, que objetiva o fim da injusta cobrança de contribuição previdenciária para servidores públicos aposentados e pensionistas. O manifesto também será entregue aos presidenciáveis nas eleições de 2022, após oficialização das candidaturas.

Outro tema da pauta da assembleia foi a realização de um Congresso Nacional do Mosap. Moreira sugeriu que o evento ocorra no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em agosto deste ano. “A proximidade das eleições, com os postulantes aos cargos eletivos envolvidos em campanha eleitoral, facilitará a obtenção de apoios e até o consenso necessário para obtenção da aprovação da PEC 555/2006.” A sugestão recebeu o apoio dos participantes da reunião.

Ainda no decorrer da assembleia aprovou-se a contratação de empresa para atualização cotidiana do site do Mosap. A próxima reunião do Instituto está marcada para 19 de maio de 2022.